A conscientização dos visitantes sobre a importância da UC e a sensibilização sobre a destinação correta dos resíduos sólidos foram a tônica do trabalho da equipe.

O Parque Estadual da Ilha do Cardoso recebeu 28.474 visitantes durante a temporada de verão 2018/2019, nos Núcleos Perequê e Marujá. Para auxiliar no controle da visitação pública nesse período, a Unidade de Conservação (UC) contou com o apoio de 13 monitores ambientais da Associação de Monitores Ambientais de Cananéia (AMOAMCA), 14 participantes do Projeto Verão no Clima – Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente e uma equipe de 14 voluntários inscritos por meio do Programa de Voluntariado da Fundação Florestal e das comunidades tradicionais.

A tônica do trabalho da equipe foi a conscientização dos visitantes sobre a importância da Unidade de Conservação e a sensibilização sobre a destinação correta dos resíduos sólidos.

O Programa de Voluntariado da Fundação Florestal possibilita a atuação de voluntários no auxílio da gestão e manejo das UCs, além de fortalecer a cidadania, valores e crenças da sociedade. Neste ano, o Parque Estadual da Ilha do Cardoso recebeu, no intervalo de um mês, mais de 70 inscrições para as 14 vagas disponíveis para atuar durante a temporada.

Os voluntários foram distribuídos entre os Núcleos Perequê e Marujá para executar atividades com enfoque em uso público e educação ambiental. Durante os meses, além de fornecer informações sobre a UC e apoiar nas ações da gestão, a equipe de voluntários realizou ações nas comunidades tradicionais da ilha, desenvolvendo oficinas de reciclagem, entre elas, confecção de papel semente e artesanato (cerâmica e arte guarani), trilhas sensoriais, confecção de exsicatas, roda de leitura, apresentações de teatro com temática ambiental, levantamento de informações para ordenamento turístico, limpeza de praia, sessões de cine-debate, entre outras atividades.

Para participar do Programa de Voluntariado no Parque Estadual da Ilha do Cardoso, os interessados devem aguardar a abertura do período de inscrição e enviar os formulários, conforme solicitado, neste link.

Atividade de rede e ecossistemas

Confecção de bituqueiras

Oficina papel semente e pigmentos naturais