O Parque Estadual Xixová-Japuí (PEXJ), entre as cidades de São Vicente e Praia Grande, Litoral Sul de São Paulo, completa 20 anos neste mês. Para marcar a data festiva, até o dia 29 de setembro de 2013, acontecem diversas atividades voltadas para funcionários, estudantes e a população de modo geral. São exposições, palestras, atividades em escolas, mutirão de limpeza de praia e até mesmo um campeonato de surfe, que acontecerão em pontos diversos da cidade.

A programação visa divulgar a unidade de conservação (UC) e enfatizar a importância da conservação de áreas naturais como esta, bem como despertar o envolvimento dos diversos atores da sociedade nos processos de gestão e em ações que promovam e alcancem os objetos da unidade de conservação, que possui um cenário de destaque na região da baixada santista.

Parceiros
Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer de São Vicente; Litoral Plaza Shopping; Coordenadoria de Educação Ambiental de Praia Grande; Palácio das Artes – Secretaria de Cultura e Turismo de Praia Grande; ONG S.O.S Itaquitantuva; ONG Casa da Mata; Guarda Costeira da Praia Grande; Corpo de Bombeiros; Universidade Católica de Santos – UNISANTOS; Creche Vovó Libania; Guarda Municipal de São Vicente

Sobre o parque
O Parque Estadual Xixová-Japuí abriga uma importante porção de Mata Atlântica conservada e destacada da Serra do Mar. Possui 901 hectares distribuídos nos municípios de São Vicente e Praia Grande, sendo 600ha em área terrestre e 301 ha em área marinha. Localizado em meio à Região Metropolitana da Baixada Santista, com território densamente urbanizado, o PEXJ é um fragmento de Mata Atlântica com características naturais, paisagísticas e histórico-culturais únicas.

Serviço
O PEXJ funciona diariamente, das 8h30 às 17h. A visitação é permitida somente mediante agendamento prévio. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones: (13) 3567-2190 / (13) 3567-2199, ou pelo email:pe.xixovajapui@fflorestal.sp.gov.br . Seu endereço é Av. Engenheiro Saturnino de Brito, s/nº – Parque Prainha / São Vicente SP CEP 11325-010.

Confira a programação completa e prestigie!

23/09
9h às 12h – Mutirão de Limpeza na Prainha
Público-alvo: moradores, visitantes e ONGs

24 e 25/09
8h às 10h50 e das 13h30 às 16h45 – Trilha Sensorial e Trilha do Curtume com alunos da Escola de Educação Ambiental de Praia Grande

23 a 28/09 –
Palestras em escolas com enfoque nos atrativos turísticos do PEXJ. Ação faz parte da Semana do Turismo de São Vicente, promovida pela Secretaria de Esporte, Turismo e Lazer de São Vicente (SESPORTUR).

26, 27 e 28/09
9h às 16h – Exposição Fotográfica sobre o histórico e os atrativos turísticos do PEXJ
Local: Praça Tom Jobim (Bairro Biquinha, São Vicente – SP)

27/09
9h às 11h – Atividades de Educação Ambiental, como jogos lúdicos e oficina de reciclagem com alunos da Creche Vovó Libânia
Local: Praça Tom Jobim
Público-alvo: alunos e público em geral

29/09
9h às 13h – Mutirão de Limpeza de Praias
Local: Praia de Itaquitanduva

Campeonato de Surfe
Local: Praia de Itaquitanduva
Inscrições no dia do evento

SERVIÇO
Parque Estadual Xixová-Japuí
Endereço: Av. Engenheiro Saturnino de Brito, s/nº – Parque Prainha – São Vicente/SP
Horário de funcionamento: Diariamente das 8h30 às 17h. Somente mediante agendamento prévio
Entrada franca
Telefone: (13) 3567-2190 ou (13) 3567-2199
E-mail: pe.xixovajapui@fflorestal.sp.gov.br
Site: http://www.ambiente.sp.gov.br/parque-xixova-japui/