Tampinhas de garrafa viram jogo de dama. Papelão e rolhas podem ser transformados em um jogo de xadrez. Rolinhos de papel higiênico viram bonecos, binóculos, trenzinhos e o que mais a imaginação permitir

Com imaginação, muitos brinquedos podem ser criados

De 21 de agosto a 21 de setembro, o Núcleo Padre Dória do Parque Estadual Serra do Mar leva suas Oficinas de Ecobrinquedoteca e Ecojogos para as escolas da rede pública de ensino do município de Salesópolis. Todos os brinquedos e jogos são feitos com materiais recicláveis.  As atividades fazem parte dos eventos comemorativos de 40 anos do Parque Estadual Serra do Mar. Professores e diretores interessados em receber as oficinas devem fazer sua inscrição até o dia 18 de agosto.

Para esta atividade, os participantes devem juntar rolinhos de papel higiênico que se transformarão em bonecos, binóculos, vasinhos, trens e bichinhos, como raposas e sapos.

Segundo a gestora do Núcleo, Ana Lúcia Wuo, o objetivo é estimular a reflexão sobre práticas de consumo consciente. “Por meio dessas atividades lúdicas nós estamos incentivando a conscientização ambiental das crianças e oferecendo formação para ecobrinquedistas, transformando resíduos antes descartados em brinquedos.  A criação de ecobrinquedos e ecojogos possibilita a reflexão em relação ao consumo consciente: repensar, reutilizar, reparar, reciclar e repassar.”

Serviço

A Sede Administrativa no PESM – Núcleo Dória fica na Rua Alferes José Luiz de Carvalho n° 550 – Centro, Salesópolis/SP. As inscrições podem ser feitas até o dia 18 de agosto pelo e-mail: pesm.padredoria@fflorestal.sp.gov.br . Para mais informações, ligue: (11) 4696 0981, de segunda a sexta, das 8h às 17h30.