O Parque Estadual Morro do Diabo, localizado em Teodoro Sampaio (SP), terá mais um atrativo para seus visitantes: o Centro de Visitação e Disseminação de Tecnologias Sustentáveis. A obra, que tem início previsto para primeiro trimestre de 2013, é resultado do Termo de Compromisso de Compensação Ambiental entre a Fundação Florestal (responsável pela administração do PEMD) e a Usina Rio Vermelho Açúcar e Álcool S/A, em virtude da implantação da unidade Junqueirópolis.

A proposta é que as tecnologias implantadas neste projeto possam ser disseminadas a partir da visitação do novo espaço. A novidade, deve ser concluída até dezembro de 2013, oferecerá aos visitantes que passarem pelo parque, a oportunidade de conhecerem e usufruírem de uma construção baseada nos princípios da arquitetura sustentável, na qual observarão a utilização de energia solar, reuso da água, tratamento local de efluentes, dentre outras particularidades. O Centro de Visitação e Disseminação de Tecnologias Sustentáveis tornará a visita em uma experiência educativa.

O Morro do Diabo é a maior atração turística do município de Teodoro Sampaio e um dos principais atrativos do Pontal do Paranapanema. Além disso, recentemente, o PEMD reinaugurou a Trilha Morro do Diabo, que faz parte do projeto Trilhas de São Paulo, da Secretaria do Meio Ambiente, e dá acesso à vista de toda a floresta e do entorno do parque.

A obra, promovida pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente, por meio da Fundação Florestal com apoio da ETH Bioenergia e do Ministério Público Estadual e Federal, contribuiu também para a valorização da paisagem ao longo da trilha e do próprio parque.

As visitas à Trilha Morro do Diabo devem ser agendadas previamente e o percurso conta com acompanhamento de monitores.

Sobre o Parque Estadual Morro do Diabo

O Parque Estadual Morro do Diabo foi criado em 1941 como uma reserva, tornando-se parque apenas em 1986, com o objetivo de preservar uma das últimas áreas de floresta de planalto do país. É uma das áreas núcleos da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica Brasileira.
A unidade abriga uma das quatro áreas de proteção com mais de 10.000 hectaresde Floresta Tropical Estacional Semidecidual, que originalmente cobria parte dos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná.

O bom estado de conservação de sua área de quase 34 mil hectares de Mata Atlântica de interior permite a ocorrência de importantes espécies de fauna, inclusive algumas ameaçadas de extinção, como anta, queixada, bugio, puma e onça-pintada, além de uma das espécies de primata mais ameaçada do mundo, o mico-leão-preto, que encontra no Parque refúgio para a sua maior população livre. Estima-se que no Parque haja cerca de 1,2 mil indivíduos dessa espécie.

Com relação à flora, o Parque abriga a maior reserva de Peroba Rosa, espécie importante para trabalhos de reflorestamento e recuperação de áreas degradadas. Além do contato direto com a natureza, o parque oferece oportunidades para educação ambiental, pesquisa científica e visitação pública de maneira responsável e sustentável.

Parque Estadual Morro do Diabo
Dias e horário de funcionamento: de terça-feira a domingo, das 8h às 17h.
Endereço: Morro do Diabo – SPV 28 – KM 11 – Teodoro Sampaio –SP CEP 19280-000 Caixa Postal – 091
Telefone para informações e agendamentos: (18) 3282-1599 – de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h
Site: www.fflorestal.sp.gov.br