O Parque Estadual Morro do Diabo (PEMD) completou 76 anos neste domingo, 29/10. Para comemorar essa data especial, foram desenvolvidas atividades com grupos de estudantes da região ao longo de toda a semana.  O PEMD também participou do XXII Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (ENEPE), na Universidade do Oeste Paulista, apresentando a Unidade de Conservação e algumas pesquisas desenvolvidas na Unidade de Conservação (UC).

Segundo o gestor do PEMD, Ériqui Marqueti, a UC se destaca no Pontal do Paranapanema pelas belezas e por sua rica biodiversidade.  “Nosso maior atrativo são as trilhas de interpretação, utilizadas para caminhadas e atividades de educação ambiental. Somente neste ano já atendemos mais de 22.000 visitantes. O parque também é muito procurado para desenvolvimento de pesquisas científicas. Atualmente, temos mais de 20 projetos sendo realizados na UC. Temos que agradecer imensamente a todos os colaboradores que dedicam seus trabalhos há vários anos em busca da preservação dessa riqueza.”

Sobre o Parque

Criado em 1941, por meio do Decreto Estadual nº 12.279, o PEMD foi a primeira Reserva Florestal do Pontal do Paranapanema, conhecida como Reserva Florestal do Morro do Diabo.  Com aproximadamente 34 mil hectares de Mata Atlântica do Interior, esta Unidade de Conservação (UC) constitui a maior amostra de Floresta Tropical Estacional Semidecidual do Estado e uma das quatro únicas áreas de proteção com mais de 10.000 ha contendo esse tipo de vegetação do país. Esta inserido na Bacia Hidrográfica do Pontal do Paranapanema, espigão divisor dos rios Paranapanema e Paraná.

Serviço 

O PEMD fica na SPV Rubens Carlos Herling, km 11, S/Nº – Bairro Córrego Seco – Teodoro Sampaio/SP

Fone: (18) 3282-1599 (Sede administrativa)

E-mail: pe.mdiabo@fflorestal.sp.gov.br