Parque Estadual Morro do Diabo celebra 75 anos no próximo dia 29

Foto: Divulgação PEMD

O Parque Estadual Morro do Diabo completa 75 anos de preservação ambiental no próximo dia 29 de outubro. Para celebrar a data, a Unidade de Conservação (UC) realizará um dia de muita diversão com a criançada de Teodoro Sampaio. Cerca de 150 estudantes de Escolas Municipais e da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) participarão da festividade. O evento acontece das 8h30 às 12h. A programação conta com diversas atividades de recreação, teatro, brincadeiras e jogos, voltados para a educação ambiental.

O Parque Estadual Morro do Diabo está situado na região do Pontal do Paranapanema, no município de Teodoro Sampaio, a 11 km do centro da cidade. Além do contato direto com a natureza, o parque oferece oportunidades para educação ambiental, pesquisa científica e visitação pública de maneira responsável e sustentável.

Criado em 1941 como reserva e transformado em parque em 1986, esta UC preserva uma das últimas áreas de floresta de planalto do país, com ecossistemas ainda originais da região, abrigando a maior reserva de perobas-rosa, espécie importante para trabalhos de reflorestamento e recuperação de áreas degradadas.

O bom estado de conservação de sua área de quase 34.000 hectares de Mata Atlântica de Interior permite a ocorrência de importantes espécies de fauna, inclusive algumas ameaçadas de extinção, como anta, queixada, bugio, puma e onça-pintada, além de uma das espécies de primata mais ameaçadas do mundo: o mico-leão-preto, que encontra no Parque refúgio para a sua maior população livre. Estima-se que no Parque haja cerca de 1.200 indivíduos dessa espécie.

Apoio
Prefeitura Municipal de Teodoro Sampaio, Instituto de Pesquisas Ecológicas e Grupo Skalibur Recreação E Lazer.

SERVIÇO
O PEMD fica na Rodovia SPV 28 – KM 11, em Teodoro Sampaio. A Visitação é feita de terça-feira a domingo das 8h às 17h, mediante agendamento. Para mais informações, ligue: (18) 3282-1599, ou escreva para: pe.mdiabo@fflorestal.sp.gov.br