Período de estiagem aumenta a preocupação com os incêndios florestais. No ano passado, diversas Unidades de Conservação do Estado de São Paulo sofreram com queimadas de grandes proporções

O Parque Estadual Jaraguá está tomando diversas medidas com o objetivo de intensificar as ações de prevenção de incêndio durante a estiagem que se aproxima. Entre as ações, foi inaugurada uma Base de Apoio do Programa Corta-Fogo no Pico do Papagaio, um ponto estratégico da Unidade de Conservação (UC) que contribuirá para o monitoramento e eficiência no atendimento a ocorrências relacionadas a incêndios florestais na área protegida. Também foi realizada a manutenção e o manejo de 4 km de aceiros em áreas com potencial para incêndios.

A unidade conta atualmente com uma Brigada de Incêndio formada por bombeiros civis que atuam de forma voluntária no auxílio do Programa de Uso Público e Proteção. Eles são capacitados para conduzir ocorrências que necessitem de primeiros-socorros e combate direto a incêndios florestais.

Segundo o gestor do PEJ, Gustavo Lopes, a prevenção de incêndios é de vital importância, considerando que o Parque Estadual Jaraguá é uma Unidade de Conservação de extrema relevância para a região metropolitana de São Paulo. “O PEJ possui uma grande diversidade biológica, abrigando inúmeras espécies nativas da Mata Atlântica, muitas delas classificadas como ameaçadas de extinção, além de um dos últimos remanescentes de cerrado da cidade de São Paulo. Todo esforço para conservação desse território parte da dedicação de funcionários e voluntários que atuam tanto na orientação de visitantes e frequentadores, como na prevenção e combate das chamas, caso seja necessário.”

Seja responsável, evite incêndios

A maior parte dos incêndios é provocada por irresponsabilidade no uso do fogo. O tempo seco contribui para que pequenos focos se espalhem, causando grandes incêndios que prejudicam seriamente as áreas florestais e ameaçam também a região urbana e rural.

A Secretaria Estadual de Meio Ambiente e a Fundação Florestal seguem fazendo um apelo à população para que ajudem a prevenir novos focos. As principais ameaças que acabam por gerar grandes incêndios tanto florestais como campestres são práticas como: queimar lixo e usar fogo para limpeza de terrenos em áreas próximas à vegetação natural, jogar pontas de cigarro em rodovias e soltar balões.

As Unidades de Conservação da Fundação Florestal protegem os últimos fragmentos de Mata Atlântica e Cerrado no Estado de São Paulo e toda a sua biodiversidade. Os incêndios causam grandes estragos nessas áreas. Muitos animais morrem ou perdem seu habitat e a vegetação leva décadas para se recompor.

E a população pode ajudar denunciando, já que muitos incêndios são criminosos. Então, denuncie na Polícia Militar. Ligue 190. Outra opção é usar o app “Denúncia Ambiente”, disponível para smartphones gratuitamente.