No último dia 24 de fevereiro, no Parque Estadual Intervales, foi realizada uma ‘Oficina de capacitação sobre biodiversidade, atividades pedagógicas e visitação pública’, com a pesquisadora em Educação Ambiental, Dra. Isabel Cruz Alves, da Universitat Autònoma de Barcelona. A capacitação foi realizada no salão da pousada Onça-pintada e durou o dia todo de sábado, com a presença de 16 professores da rede pública municipal de Ribeirão Grande e 10 monitores ambientais autônomos do Parque.

A Oficina teve dois principais objetivos, primeiro analisar globalmente o conceito biodiversidade, apresentando aos participantes a qualidade da biodiversidade preservada no interior do Parque – mais de 2.000 espécies conhecidas, 127 espécies ameaçadas de extinção e um potencial de espécies que devem ser descobertas nos próximos anos. O segundo objetivo foi apresentar ferramentas, jogos e atividades dinâmicas de interação entre as pessoas, tendo a biodiversidade como eixo central de comunicação.

Com a capacitação, cada uma das séries do ensino fundamental municipal vai desenvolver uma temática (água, plantas, solo, animais, aves) ao longo do ano letivo com seus alunos, tanto nas salas de aula, como em visitas monitoradas no Parque, numa perspectiva de formação global e longitudinal para os cinco primeiros anos do ensino básico.

As atividades em sala de aula serão teóricas, conduzidas pelos professores e com apoio de palestras do Parque, e as atividades práticas serão realizadas nas trilhas monitoradas da sede, tanto pela equipe pedagógica como pela do Parque.

A formação foi valorizada pelos participantes, com expressões como: “aprendi muito sobre a Biodiversidade”, no “que diz respeito ao mutualismo, […] apresentou uma estratégia de ensino bem motivadora e significativa.” “…o vídeo [Rios voadores, de Antonio Nobre] foi extremamente importante para que possamos refletir acerca da situação do Planeta Terra.” “Mais interessante hoje foi a reflexão que fizemos sobre a importância de preservar as árvores, o quanto dependemos para nossa sobrevivência e sobrevivência do mundo ao cuidar da biodiversidade existente.”

A previsão é que até o final do ano cerca de 600 crianças do ensino fundamental do município de Ribeirão Grande participem das atividades propostas, realizando as outras visitas temáticas nos próximos cursos.

Vale acrescentar que os trabalhos desenvolvidos pelo Parque Estadual Intervales e a Secretaria de Educação, Turismo e Cultura de Ribeirão Grande integram o conjunto de atividades municipais que compõem, pontuam no Programa Município VerdeAzul da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de SP.