As Zonas Úmidas são de extrema importância para as comunidades humanas, pois fornecem alimento, água, equilibram o clima e protegem áreas contra eventos extremos, entre outras funções

Para celebrar o Dia Mundial das Zonas Úmidas, em 02/02, o Parque Estadual Ilha do Cardoso (PEIC), no Litoral Sul de São Paulo, em parceria com a UNESP (Registro) realizarão atividades nos manguezais e costões rochosos da Unidade de Conservação. Os visitantes poderão conhecer mais sobre esses ecossistemas de forma integrativa e estimulante, caminhando por trilhas suspensas e por meio de caiaques. Todas as atividades serão gratuitas. Os grupos serão acompanhados por pesquisadores da UNESP e monitores ambientais credenciados.

Não há necessidade de inscrições antecipadas. As atividades estarão disponíveis para os visitantes da Praia do Pereirinha, situada no Núcleo Perequê do PEIC. Das 10h às 12h acontecem as visitas ao manguezal pela trilha suspensa e costão rochoso. Das 15h às 17h, a visita ao manguezal será feita com caiaques.  Nesta mesma data, inúmeras atividades serão realizadas em todo o mundo. Os eventos serão divulgados no site oficial da Convenção das Zonas Úmidas (http://www.worldwetlandsday.org/map).

Área de importância mundial

Este ecossistema é tão importante que possui a Convenção sobre Áreas Úmidas de Importância Internacional, conhecida como Convenção Ramsar. Entre os objetivos deste fórum, busca-se estabelecer marcos para ações nacionais e cooperação entre países, no sentido de promover a conservação e o uso racional das áreas, de acordo com o reconhecimento da sua importância ecológica e dos seus valores social, econômico, cultural, científico e recreativo.

A determinação de Sítios Ramsar é o principal instrumento adotado pela Convenção para alcançar estes objetivos. A Área de Proteção Ambiental Federal de Cananéia-Iguape-Peruíbe (APA-CIP), localizada no Complexo Estuarino Lagunar de Cananéia, Iguape e Paranaguá – onde o PEIC está inserido – foi reconhecida como Sítio da Convenção de Ramsar em 2017, passando a integrar uma área total mundial de 8 milhões 669 mil 251 hectares.

Entre os 20 sítios RAMSAR reconhecidos no Brasil, somente o sítio Ramsar da APACIP está com atividades previstas para o Dia Mundial no Brasil.

Sobre o PEIC

Criado em 1962, o Parque Estadual Ilha do Cardoso (PEIC) está localizado no município de Cananéia. Em sua área de 13.600 hectares, são encontrados diversos tipos de vegetação da Mata Atlântica, que proporcionam uma extraordinária variedade de ambientes e de grande diversidade biológica.

O PEIC integra a maior área contínua de Mata Atlântica do Brasil e está inserido no complexo estuarino-lagunar de Iguape, Cananéia e Paranaguá, que é considerado pela União Internacional de Conservação da Natureza (IUCN) como o terceiro estuário do mundo em termos de produtividade primária e um dos mais bem preservados, o que lhe confere, prioridade na conservação. A região ainda é reconhecida como Sítio do Patrimônio Mundial Natural (UNESCO, 1999) e Zona Núcleo da Reserva da Biosfera (UNESCO, 2005).

Vários ambientes estão presentes na Unidade de Conservação, tais como costões rochosos, praias, braços de mar, estuários, barras, lagunas, restingas, manguezais, rios, planície litorânea, ilhas e montanhas cobertas por florestas. Constitui um complexo conjunto de ecossistemas, onde já foram catalogadas quase mil espécies de plantas e onde se encontram muitos animais ameaçados de extinção, como o papagaio-de-cara-roxa e jacaré-de-papo-amarelo bugio, o veado-mateiro, a lontra, o porco-do-mato, o papagaio-de-cara-roxa, a araponga, o jacaré-do-papo-amarelo, o guará entre outros. (SÃO PAULO, 2001).

Parceiros no evento

Universidade Estadual Paulista – Campus Experimental de Registro (UNESP-CERe), Parque Estadual Ilha do Cardoso Associação dos Monitores Ambientais de Turismo Municipal de Cananéia (AMOAMCA) e Prefeitura de Cananéia.

Serviço

A sede administrativa do PEIC fica Rua Prof. Wladimir Besnard, s/n° – Morro São João Cananéia – SP. Fone: (13) 3851-1163 / 3851-1108. Para saber mais sobre o Dia Mundial das Zonas Úmidas, visite o site oficial da Convenção de Ramsar: http://www.worldwetlandsday.org/map