Alunos de escolas estaduais e municipais ganharam o presente, com um deslumbrante passeio e aulas ao ar livre

Texto: Aline Rezende
Fotos: Elvis Zuim

O Parque Estadual Ilha Anchieta, em Ubatuba, completa 41 anos nesta quinta-feira, 29. Para comemorar, durante toda a semana, alunos de escolas municipais e estaduais estão participando de atividades de educação ambiental do Projeto Ecossistemas Costeiros, promovido pelo Instituto de Biociências e Parque de Ciências e Tecnologia da USP (CienTec). Além da aventura de passear de barco, andar por trilhas em meio à mata e de toda a diversão do passeio, as atividades constituem verdadeiras aulas práticas ao ar livre, com informações sobre química, biologia e meio ambiente, sem falar nas informações sobre a rica história da Ilha Anchieta.

Antes da visita, ao longo do mês de março, os monitores do PEIA foram às escolas para realizar uma palestra prévia sobre a Unidade de Conservação, que contou com a participação de mais de 200 pessoas, entre alunos e professores. Ao todo, 360 estudantes foram contemplados com a visita ao Parque Estadual Ilha Anchieta. Posteriormente, eles apresentarão um vídeo sobre o conteúdo aprendido e o primeiro lugar será premiado.

Projeto Ecossistemas Costeiros

O Projeto Ecossistemas Costeiros abrange três principais componentes: pesquisa cientifica e monitoramento de costões rochosos, com foco na ecologia bentônica que é o ambiente marinho situado próximo do fundo oceânico; a formação de monitores ambientais e atividades de educação ambiental voltadas para visitantes e estudantes em trilhas da UC.

Sobre o Parque
Com 828 hectares, sete praias o Parque Estadual Ilha Anchieta é a segunda maior ilha do litoral norte de São Paulo. Além de ser um dos principais pontos turísticos de Ubatuba, o Parque Estadual Ilha Anchieta protege as riquezas naturais, preserva o rico patrimônio histórico-cultural representado pelas ruínas do presídio e suas instalações.

Transformado em Unidade de Conservação em 1977, o local possui grande história conservada em mais de 2000 m² de construções arquitetônicas. A fauna terrestre conta com mais de 50 espécies de aves como: sabiás, juritis, tangarás, tiês-sangue, saíras, gaivotas; grande variedade de répteis e anfíbios, além de capivaras, pacas, cotias, macacos, tatus, quatis, gambás e lagartos, entre outros.

Parque Estadual Ilha Anchieta
Acesso pelo Píer Saco da Ribeira (Avenida Plínio de França, nº 85 – Saco da Ribeira – Ubatuba – SP)
Dias e horários de funcionamento: diariamente, das 8h às 17h.
Ingresso: R$ 13,00. Não pagam: crianças de até 12 anos, adultos com mais de 60 e pessoas com deficiência. Estudantes pagam meia entrada, mediante apresentação de documento
E-mail: pe.ilhaanchieta@fflorestal.sp.gov.br