O mandato dos conselheiros é de dois anos, sendo uma atividade não remunerada e considerada de relevante interesse público

O Parque Estadual do Rio do Peixe (PERP) deu posse ao seu novo Conselho Consultivo para o biênio 2018-2020. O evento, aberto ao público, foi realizado no auditório do CREA de Dracena, na sexta-feira, 14 de fevereiro.

O Conselho do PERP é paritário, composto por 14 membros titulares e 14 suplentes, sendo sete representantes do setor público e sete da sociedade civil. Em sua composição, o poder público será representado pela Fundação Florestal, Policia Militar Ambiental/Procuradoria Geral do Estado, APTA/CATI, Companhia Energética de São Paulo/Itesp, Unesp Dracena/Unifai e as Prefeituras dos municípios de Dracena/ Ouro Verde, Presidente Venceslau/ Piquerobi,  que integram o Parque.

A sociedade civil, por sua vez, será representada pelas ONGs Apoena e Pontal Flora, Rotary Club Dracena Imperial, Tijoá Participações e Investimentos, Usina Rio Vermelho – Glencane Bioenergia, Cooperativa das Indústrias Cerâmicas do Oeste Paulista, Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos da região de Dracena.

Conselho Consultivo

O Conselho Consultivo é um órgão colegiado, de caráter consultivo, que subsidiará as ações de implantação e gestão dessa Unidade de Conservação e seu entorno. O mandato dos conselheiros é de dois anos, sendo uma atividade não remunerada e considerada de relevante interesse público.

Parque Estadual Rio do Peixe

A área delimitada como PE Rio do Peixe abrange quatro municípios que possuem o Rio do Peixe como limite territorial em comum, sendo eles: Outro verde, Dracena, Presidente Venceslau, Piquerobi. Criado pelo Decreto 47.095/2002, o Parque tem área de 7.720 ha.

Rio de planície com leito sinuoso e extensa área de várzea entremeadas de lagoas marginais permanentes ou temporárias. Estas são características muito semelhantes ao tipo de ambiente que compõe o Pantanal, motivo pelo qual esse trecho do Rio do Peixe é comumente conhecido como: Pantaninho Paulista.