III ExpoArte acontece nos dias 14 e 15 de novembro

O Parque Estadual do Morro do Diabo (PEMD) promove em 14 e 15 de novembro a III ExpoArte PEMD. O evento é uma mostra da criação artesanal da região e uma oportunidade da comunidade adquirir esses produtos.

A exposição tem sua origem no ano 2005, quando no PEMD realizou-se o primeiro evento em Teodoro Sampaio para homenagear o Dia Internacional da Mulher. Naquele ano, o Parque implantou o “Bosque das Mulheres”. Para tanto foram selecionadas mulheres representantes de todas as profissões exercidas na cidade, inclusive aquelas que trabalham no lar. Cerca de trezentas participaram e plantaram mudas de árvores nativas para constituir o Bosque.

Em 2006 aquelas mulheres se reuniram na sede do Parque para verificarem como estavam suas mudas e o Bosque. Isso aconteceu com um farto café da manhã, patrocinado pela Prefeitura em um ambiente propicio para a troca de experiências.

No  ano seguinte, o encontro transformou-se no ExpoArte Mulher, com exposição de artesanato de mulheres Teodorenses. Como muitos artesãos contestaram o privilégio de gênero, em 2008 o evento foi transformado em ExpoArte PEMD, com grande participação da comunidade e abrangendo outras cidades vizinhas.|

O objetivo do evento é motivar nos profissionais artesãos a elaboração de produtos de base comunitária e local, por meio do fomento da paisagem natural como o Morro do Diabo, a fauna e flora do parque, os rios Paraná e Paranapanema, os assentamentos da reforma agrária e o meio rural, as usinas de açúcar e álcool, as hidroelétricas, enfim, o cotidiano da vida das pessoas do lugar.

Durante a ExpoArte são oferecidas várias oficinas de artesanato e culinária alternativa gratuitamente à comunidade, sendo que os artesãos apresentam seus produtos e os comercializam diretamente com os visitantes.

Serviço
A III ExpoArte acontece nos dias 14 e 15 de novembro de 2009 no Clube Taquaruçu (Rua Manoel Camilo de Carvalho, 01 – Teodoro Sampaio  – SP). No sábado entre 8h e 21h e no domingo das 9h às 18h. Mais informações: (18) 3282-1398.