Por: Célia Serrano – gestora PECJ

Em 27 de março de 2011, o Parque Estadual de Campos do Jordão – PECJ completará 70 anos. Para lembrar a data, durante a cerimônia comemorativa dos 69 anos, realizada no Centro de Exposições do parque, foi oficialmente anunciada a constituição de uma comissão responsável por preparar uma série de atividades para as festividades que devem acontecer ano que vem.
Para as comemorações estão previstas as seguintes ações:

– Memórias do Horto – publicação de livro comemorativo sobre a história do PECJ;
– Revitalização do Centro de Visitantes (a primeira etapa foi entregue ao público no último dia 27);
– Revitalização da Serraria;
– Novas trilhas: Caminho das Águas (para cadeirantes) e dos Diamantes;
– Novo lago na área de uso público;
– Instalação de marco na primeira sede da Fazenda da Guarda;
– Concurso fotográfico;
– Concurso de redação para estudantes com o tema “Meu parque é assim…”;
– Gincana com estudantes e programação de visitas pelas escolas;
– Eventos esportivos, musicais e artísticos;
– Identificação da maior araucária do parque;
– Seminário de pesquisadores;
– Lançamento de blog das comemorações;
– Sessão Solene da Câmara Municipal.

Outras atividades serão incluídas ao longo do ano. Nos evento realizado pelos 69 anos, além do anúncio dos preparativos que acontecerão em 2011, foi realizada uma apresentação do Coral da AJAP – Associação Jordanense de Aposentados e Pensionistas. Estiveram presentes o diretor de operações da Fundação Florestal, Boris Alexandre César,  a gerente das Unidades de Conservação de proteção integral do Litoral Norte e da Serra do Mar, Ana  Carolina Honora, autoridades municiais e conselheiros do parque.