Núcleo Caraguatatuba, no Litoral Norte, abriga o mais novo espaço do Floresta Legal

A partir de 10 de novembro, o Parque Estadual da Serra do Mar – PESM passou a integrar o Projeto Criança Ecológica. O Núcleo Caraguatatuba do PESM, no Litoral Norte, teve inaugurado, em seu Centro de Visitantes, junto à sede do parque, o mais um espaço do Floresta Legal, onde não só estudantes da região como também de todo o Estado de São Paulo poderão conhecer melhor a natureza e se tornar protetores do meio ambiente.

Este foi o 12º espaço do Floresta Legal inaugurado pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente – SMA nos parques administrados pela Fundação Florestal, em parceria com a Coordenadoria de Educação Ambiental. Até o momento, outros 15 espaços já haviam sido instalados em parques localizados na capital, no interior e no litoral paulista, abordando agendas ambientais que falam da flora, da fauna, da água, da poluição e do aquecimento global. O Criança Ecológica é um dos 21 Projetos Ambientais Estratégicos do Governo do Estado, voltado para crianças de 8 a 10 anos, do Ensino Fundamental, e o Floresta Legal integra a Agenda Verde – que aborda os temas relacionas à Fauna e à Flora.

A coordenadora de Educação Ambiental da SMA, Maria de Lourdes Rocha Freire, que representou o secretário Xico Graziano na instalação e descerramento da placa inaugural do Floresta Legal em Caraguatatuba, fez questão de elogiar os esforços realizados pelo pessoal do parque, lembrando que o local foi preparado inclusive para abrigar atividades em dias de chuva, “para a criançada não perder a viagem e para não deixar de ver o quanto a natureza pode oferecer e o quanto fazemos parte dela”.

A nova secretária municipal de Meio Ambiente de Caraguatatuba, Maria Inez Biondi, também presente, disse que estava muito feliz por poder reiniciar uma nova gestão à frente da pasta ambiental já participando da parceria com o Estado, através do projeto. “As crianças são o futuro da consciência de cidadania no país e projetos como o Criança Ecológica e o Município Verde Azul vêm contribuir decisivamente para que todos venham a se tornar mais conscientes da importância da agenda ambiental”, afirmou.

Opinião reforçada pelo gestor do Núcleo Caraguatatuba, Ivan Suarez da Mota: “O projeto traz para as Unidades de Conservação o foco principal da educação ambiental, que são as escolas e as crianças. Elas formam o primeiro elo para a cidadania”. A representante da Fundação Florestal no evento, Adriana Neves, por sua vez, ressaltou que a educação ambiental ocupa atualmente uma posição estratégica na gestão das Unidades de Conservação em todo o Estado.

Prova disso tudo foi a alegria e o entusiasmo demonstrados pelos alunos da Escola Municipal de Educação Fundamental – EMEF “Bernardo  Ferreira Louzada”, localizada no bairro Rio do Ouro, nas proximidades da sede do parque, e da Associação Educacional dos Surdos de Caraguatatuba. Os estudantes do EMEF executaram o Hino da Criança Ecológica sorrindo e aos saltos, apesar do calor intenso. E eles mal conseguiram se conter ao ver, pessoalmente, a Turma do Criança Ecológica, que chegaram de surpresa e cantaram e dançaram com eles.

“Sim, a natureza precisa ser preservada. Precisamos ajudar a cuidar dela”, gesticulavam os deficientes auditivos Alessandro dos  Santos e Guilherme, ajudados pelo intérprete Kleber Dias, para poder se fazerem entender. A estudante Paola Porto, de 9 anos de idade, do EMEF, por seu lado, disse que gostou muito da apresentação da Turma e que iniciativas como essas precisam se repetir bastante: “Se a gente não cuidar do planeta, as plantas vão acabar, os animais vão acabar, a água vai acabar e vão sobrar só lixo e poluição, que vão tomar conta de tudo”. No que recebe a concordância total do coleguinha Vinícius Forte, também de 9 anos. “Estou aqui para participar do Criança Ecológica, para aprender mais a cuidar da natureza e, depois, falar para os meus pais, meus tios e amigos”.