Evento aconteceu em 1° de abril e envolveu mais de 500 crianças.
O Parque Estadual “Carlos Botelho” esteve presente na comemoração do 121º Aniversário de Emancipação Política de São Miguel Arcanjo – município situado no Vale do Ribeira -, festejado em 1º de Abril de 2010. Dentre as inúmeras atividades realizadas na Praça Matriz, destacaram-se o desfile cívico e o Projeto da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, “Brincadeira é Coisa Séria”, em que foram disponibilizados uma cama elástica, uma parede de escalada, um simulador de vôo de asa-delta, além de partidas de basquete e futebol.

O Parque Estadual “Carlos Botelho” (PECB) levou para a cidade o Espaço Criança Ecológica, onde foram divulgados o parque e os programas prioritários da Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo, com ênfase ao Programa Criança Ecológica – Floresta Legal e ao Projeto Trilhas de São Paulo.

Dentre as atividades realizadas pela equipe do PECB junto às crianças do município ocorreram pintura facial, desenhos para colorir, montagem de quebra-cabeças, jogos da memória, distribuição de máscaras (elaboradas pela própria equipe), calendários e tatuagens. Todo o material contava com os personagens do Programa Criança Ecológica e abordavam temas ligados ao Meio Ambiente.

Mais de 500 crianças de todas as faixas etárias participaram do evento. Muitas delas já conheciam o Programa Criança Ecológica e se identificaram com facilidade às atividades e materiais do mesmo – principalmente com as tatuagens e os colantes dos personagens. Outra atividade que obteve grande sucesso foi as pinturas faciais com temas ambientais, entre elas: árvores, flores, borboletas, joaninhas e aranhas.