A ação teve início na manhã de quinta feira quando, após mais de 2h de caminhada na mata fechada

Atendendo a uma denúncia, o 1° Pelotão da 3ª Cia da Polícia Ambiental, em ação conjunta com a equipe de vigilância do Núcleo Caraguatatuba do Parque Estadual Serra do Mar, apreendeu cerca de 250 unidades de palmito in natura e um palmiteiro nesta sexta-feira, 27.

A ação teve início na manhã de quinta feira quando, após mais de 2h de caminhada na mata fechada, os policiais localizaram um feixe de palmito abandonado. O local foi monitorado e no dia seguinte, os policiais surpreenderam indivíduos que montavam acampamento e se evadiram do local, deixando para trás 225 unidades de palmito juçara “in natura”, que foram apreendidos juntamente com suas ferramentas e o acampamento foi destruído.

Em continuação às buscas aos indivíduos, um deles foi encontrado e detido com mais 25 unidades de palmito juçara. O criminoso foi conduzido à delegacia onde, além de ser reconhecido, assumiu a autoria e a co-participação na extração dos palmitos e permanece recolhido na cadeia pública, pois não foi arbitrada fiança. Da parte administrativa, o responsável foi multado em R$ 250.000,00 pela extração ilegal de palmito dentro da Unidade de Conservação, mais R$ 500,00 por dificultar a ação do poder público. Os demais responsáveis seguem sendo procurados.