PLANOS DE MANEJO – PLANOS EM ELABORAÇÃO

O Sistema Ambiental Paulista , por meio do Comitê de Integração dos Planos de Manejo, iniciou no ano de 2017 a elaboração do ‘Roteiro Metodológico dos Planos de Manejo das Unidades de Conservação (UCs) do Estado de São Paulo’ e de mais 11 Planos de Manejo, concebidos como “Projeto – Piloto”.

Desses planos, sete são de UCs que estão sob gestão da Fundação Florestal: Parques Estaduais de Itaberaba e de Itapetinga, Floresta Estadual de Guarulhos e Monumento Natural Estadual Pedra Grande – em um agrupamento denominado de “Bloco 1”; e Parque Estadual Restinga de Bertioga, Estação Ecológica de Itapeti e Área de Proteção Ambiental Rio Batalha – em um agrupamento denominado de “Bloco 2”.

Além das UCs integrantes do “Projeto – Piloto”, outras Unidades de Conservação, sob gestão da Fundação Florestal, possuem planos de manejo em elaboração e encontram-se em etapas distintas de desenvolvimento; são elas: APA Tietê, APAs Marinhas do Litoral Sul, do Litoral Centro e do Litoral Norte, e Áreas de Relevante Interesse Ecológico do Guará e de São Sebastião..

Essas outras UCs têm os seus planos de manejo em andamento concomitante aos Blocos 1 e 2, conforme especificidades territoriais e estratégicas, e suas oficinas participativas e conteúdos de cada etapa serão devidamente divulgados no Portal Eletrônico de consulta pública.

Acesse os documentos e acompanhe a programação de oficinas participativas para elaboração dos planos de manejo da Fundação Florestal no portal www.ambiente.sp.gov.br/consulta-planosdemanejo

 

 

Esta página será atualizada à medida que houver novas informações. Última atualização: outubro de 2018.