Foram realizadas 24 abordagens que geraram cinco notificações por parte da Marinha e três Autos de Constatação de Infração Ambiental (ACIA) pela Fundação Florestal

Uma operação integrada, realizada na última sexta-feira (11), fiscalizou embarcações de transporte de passageiros, além das utilizadas para esporte e lazer. As equipes verificaram documentos do barco e do condutor, equipamentos de segurança como extintor de incêndio e coletes salva vidas, além do respeito à demarcação destinada aos banhistas.

Também foram analisadas as autorizações para atividade comercial e regularidade dos cadastros junto ao Parque Estadual Ilha Anchieta (PEIA) e ao Ministério do Turismo.

Participaram da ação agentes da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, Fundação Florestal, Marinha, IBAMA, PM Ambiental e da Prefeitura de Ubatuba. No total, houve 24 abordagens, cinco notificações da Marinha e três Auto de Constatação de Infração Ambiental (ACIA), pela Fundação Florestal.

Pescadores flagrados pela PM Ambiental

Durante a madrugada, a equipe do PEIA identificou atividades de pesca em área proibida e acionou a polícia ambiental. Os policiais efetuaram o flagrante e apreenderam três quilos de peixes da espécie Pirajica, posteriormente doados ao Lar Vicentino do município, além da embarcação e itens de pesca utilizados. Os infratores, que não são pescadores profissionais, foram multados em R$ 1.520,00 cada.