O parque foi escolhido para a soltura por ser um extenso território que preserva uma das últimas áreas de floresta de planalto do país, com ecossistemas ainda originais da região

O Parque Estadual Morro do Diabo (PEMD), no município de Teodoro Sampaio, foi o ambiente escolhido para receber a soltura de uma onça-parda (Puma concolor), na terça-feira, 30/10. O animal foi atropelado numa das rodovias do estado do Paraná e solto naquele rico refúgio ambiental, após a sua recuperação.

A operação mobilizou uma grande força-tarefa, que contou com a participação da Polícia Ambiental de São Paulo e do Paraná e do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), além de uma equipe de veterinários de Maringá e do PEMD.

O gestor do PEMD, Eriqui Marqueti, explica que o parque foi escolhido para a soltura por ser um extenso território que preserva uma das últimas áreas de floresta de planalto do país, com ecossistemas ainda originais da região. “Animais como a suçuarana precisam de grandes extensões de mata preservada para sobreviver. Ficamos muito felizes por ter mais um animal resgatado e livre na natureza”, comemora o gestor.

Sobre o PEMD

Criado em 1941 como uma reserva, tornou-se parque apenas em 1986, com o objetivo de preservar uma das últimas áreas de floresta de planalto do país. É dos núcleos da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica Brasileira. O bom estado de conservação de sua área de quase 34.000 hectares permite a ocorrência de importantes espécies de fauna, inclusive algumas ameaçadas de extinção, como anta, queixada, bugio, puma e onça-pintada, além de uma das espécies de primata mais ameaçada do mundo, o mico-leão-preto, que encontra nesta unidade de conservação, refúgio para a sua maior população livre.

Serviço

Parque Estadual Morro do Diabo (PEMD)
SPV Rubens Carlos Herling, km 11, Bairro Córrego Seco – Teodoro Sampaio
Fone: (18) 3282-1599 (sede administrativa)
E-mail: pe.mdiabo@fflorestal.sp.gov.br

Horários de funcionamento: Aberto todos os dias, das 8h à 17h

Texto: Aline Rezende
Fotos: Eriqui Marqueti