Onça-parda com dois filhotes é avistada no Caminhos do Mar

Flagrante foi registrado em vídeo. A área onde as onças foram flagradas é de acesso restrito da EMAE, mas está dentro do território do Parque Estadual Serra do Mar

O vigilante da Empresa Metropolitana de Águas e Energia (EMAE), Adilson Jacinto, que faz seu posto na Estrada Velha de Santos, capturou um registro emocionante na última semana.  Eram três onças-pardas atravessando tranquilamente a rodovia, provavelmente a mãe com dois filhotes, porém na filmagem só aparecem duas delas. A área onde as onças foram flagradas é de acesso restrito da EMAE, mas está dentro do território do Parque Estadual Serra do Mar, na região entre Cubatão e São Bernardo do Campo.

Adilson conta que estava dentro da guarita, quando escutou o canto de uma saracura. “Essa saracura fica sempre por ali e quando ela se espanta é porque tem bicho por perto. Pensei que era uma cobra, mas quando olhei pela porta, vi que eram três onças. Coloquei o celular no jeito e filmei, mas uma delas já tinha entrado no mato. Achei bonito porque é coisa rara, né?  Em dois anos trabalhando aqui, já vi lontra, macaco, esquilo, veado, capivara, tucano, cobras, mas três onças de uma vez é muita sorte!”, brinca Adilson.

Sobre o Caminhos do Mar
Localizado no Parque Estadual da Serra do Mar, o Caminhos do Mar abriga um precioso patrimônio ambiental, caracterizado por mata atlântica de grande beleza cênica, além de um acervo histórico-cultural que marca períodos da história do desenvolvimento do Estado de São Paulo. Esse acervo é representado pela Calçada do Lorena (1792) – primeiro caminho pavimentado com rochas ligando o planalto ao litoral – e pelo conjunto de oito monumentos históricos construídos em 1922, em comemoração ao centenário da Independência do Brasil.

Desde a sua abertura à visitação, em 2004, o Caminhos do Mar recebe um crescente público de visitantes, incluindo instituições públicas e privadas que buscam proporcionar aos seus colaboradores o acesso a esse vasto patrimônio ambiental e cultural.