“Conhecendo para Preservar” terá oficinas e trilhas. Confira a programação

O Núcleo Padre Dória do Parque Estadual Serra do mar (PESM) preparou uma programação especial de férias para o mês de janeiro: Conhecendo para Preservar, com saídas para as trilhas todos os sábados e domingos e atividades diferenciadas e oficinas.

A Base do Guardião é o ponto de acesso as principais trilhas de uso público do Núcleo Padre Dória, local onde muitas atividades de educação ambiental serão realizadas. Esse local será o ponto de acesso dos visitantes durante a temporada de férias com visita à cachoeira, caminhadas pela mata, observação de aves e muita diversão.

Na segunda semana, nos dias 12 e 13, os visitantes poderão conhecer as orquídeas que fazem parte da coleção botânica do “Jardim Secreto das Orquídeas da Serra do Mar”. No sábado, 12/1), o orquidófilo Masuji Kayasima ministrará uma oficina com sobre cultivo de orquídeas, para que os participantes descubram a melhor maneira para cuidar delas.

Nos dias 17, 18, 19, e 20, haverá a Caminhada da Fé, atividade que seguirá os passos do Padre Dória pela Serra do Mar, apontado pelos historiadores regionais como benemérito civilizador da região onde se situa o Núcleo. A maior obra foi a construção da estrada que ligava São Sebastião a São José do Paraitinga, atual estrada do Rio Pardo que passa pelos núcleos Padre Dória, Caraguatatuba e São Sebastião.

No último final de semana, a atividade será a oficina de Seed Balls, com o objetivo de enriquecimento vegetal da área.

Esta é a quarta edição de férias do Núcleo Padre Dória. A expectativa da UC com esta ação é criar um olhar de conscientização dos visitantes mostrando, por diversas formas, que existem maneiras simples de preservar, seja plantando uma árvore ou medidas que contribuam com o planeta. O projeto “Conhecendo para Preservar” tem o objetivo de levar os visitantes até a UC e mostrar a importância desses ambientes na conservação dos ecossistemas.

Programação Janeiro

Base Guardião

Dia 06/01, às 9h
Saída para Observação de Aves, com exposição de fotos de Aves registradas no Núcleo Padre Dória.

Dia 12/01, às 10h
Oficina “Cultivo de Orquídeas”, com Masuji Kayasima
Conhecendo o Jardim Secreto das Orquídeas da Serra do Mar

Dia 27/01, às 9h
Oficina de Seed Bals
OBS: Durante todas as atividades será realizada a Trilha do Guardião;
Limite de vagas: 25 pessoas por trilha.
Agendamento: pesm.padredoria@gmail.com

Núcleo Padre Dória PESM
Fone: (11) 4696-0981
Horário: de segunda à Sexta, das 8h às 17h30