A subida noturna à Pedra Grande na madrugada do 1º de Maio ocorre historicamente na região. Participantes do evento deverão obedecer aos regramentos que visam garantir a segurança dos visitantes e a integridade da Unidade de Conservação

No próximo dia 30 de abril, acontece a tradicional subida noturna ao Monumento Natural Estadual (MONA) Pedra Grande, em Atibaia. Como nos anos anteriores, aFundação Florestal, por meio da gestão do MONA Pedra Grande, em conjunto com diversos órgãos públicos municipais e estaduais realizará, entre os dias 30 e 1°, o monitoramento e controle dos acessos, tanto na Estrada da Pedra Grande como na Trilha da Minha Deusa.

O horário para subida monitorada será das 20h do dia 30/04 até às 02h do dia 1°/05. A trilha terá sua entrada normalizada a partir das 6h do dia 1°. O acesso à Estrada Pedra Grande será fechado para subida de veículos das 18h do dia 30/04 até às 9h do dia 1°.

A subida noturna à Pedra Grande na madrugada do 1º de Maio ocorre historicamente na região e tem caráter popular. O objetivo principal do monitoramento e controle por parte da Fundação Florestal e de seus demais parceiros é garantir a integridade do espaço natural e promover o bom uso do espaço, coibindo ações de degradação como: fogueiras, corte da vegetação para acampamento, dispersão de lixo, entre outros.

De acordo com o gestor do MONA Pedra Grande, Cesar Alves, o regramento estabelecido tem como objetivo promover uma atividade proveitosa a todos, sem fugir dos objetivos da Unidade de Conservação. “O monitoramento visa proporcionar aos visitantes o desfrute da natureza aliado ao mínimo impacto ambiental. Queremos garantir a segurança dos participantes e coibir o uso irregular do P.E. Itapetinga e MoNa Pedra Grande.”

NÃO SERÁ PERMITIDO:

·      Porte de instrumentos ou objetos perfurante ou considerado arma branca e objetos que possam originar fogo (facões, garrafas de vidro, velas, isqueiros, entre outros);

·      Acesso de menores de idade sem acompanhamento de responsável legal;

·      Consumo de bebida alcóolica;

·      Acampamento fora da área delimitada para essa finalidade (Parte superior da Pedra Grande);

·      Acesso a qualquer área que não seja a demarcada e com sinalização de acesso proibido;

·      Realização de fogueiras ou uso de fogareiros para alimentação;

Instruções adicionais:

·      Não há possibilidade de ancoragem das barracas no espaço reservado para acampamento. Traga equipamentos simples e de fácil montagem;

·      Por se tratar de período noturno, é necessário o uso de lanternas para sua segurança. Lembre-se de trazê-las carregadas ou com baterias reservas.

·      Traga cantis com água e alimentação leve. Qualquer lixo produzido deverá ser jogado em lixeiras ou levados de volta. Cuidado com embalagens cilíndricas e leves, pois elas “rolam” para a vegetação abaixo da Pedra Grande. Na trilha, armazene consigo seus resíduos!

·      Utilize roupas adequadas, como calçados fechados, calças e agasalhos devido à baixa de temperatura no período noturno na Pedra Grande.

·      Respeite a sinalização e os agentes que estejam orientando o evento. O bom uso do espaço é fundamental para evitar possíveis impactos no ambiente.

Visitante, faça sua parte! Contribua com os agentes de segurança, obedecendo suas determinações e garanta que sua experiência em contato com a natureza seja boa tanto para você quanto para a conservação do espaço!

ATENÇÃO: Por se tratar de área de risco, os participantes devem estar imunizados contra Febre Amarela com antecedência mínima de 10 dias!

Para mais informações:

Monumento Natural Estadual Pedra Grande fica na Estrada Municipal Juca Sanches, nº 400, Jd. Brogotá, Atibaia/SP. Para saber mais, envie e-mail para fflorestal@fflorestal.sp.gov.br ou ligue para (11) 4402-3533, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.