Além do lançamento do projeto, o secretário dará posse aos novos conselheiros do Parque Estadual Serra do Mar – Núcleo Santa Virgínia

O secretário estadual de Meio Ambiente, Maurício Brusadin, estará em São Luiz do Paraitinga no próximo dia 6/11 para dois importantes eventos. De manhã, às 9h30, ele dará posse ao Conselho Consultivo do Parque Estadual Serra do Mar e à tarde, às 15h, fará o lançamento do projeto Conexão Mata Atlântica – Recuperação e Proteção dos Serviços Relacionados ao Clima e à Biodiversidade no Corredor Sudeste da Mata Atlântica.

O Núcleo Santa Virgínia do Parque Estadual Serra do Mar, em São Luiz do Paraitinga, está renovando seu Conselho Consultivo para o biênio de 2017/2019 e a cerimônia de posse acontece no Centro de Capacitação e Pesquisa do PESM – NSV. Já o lançamento do Conexão Mata Atlântica será no Centro de São Luiz do Paraitinga, na Casa Dr. Oswaldo Cruz, no Centro de São Luiz.

Conexão Mata Atlântica

As atividades do Conexão Mata Atlântica – Projeto de Recuperação e Proteção dos Serviços Relacionados ao Clima e à Biodiversidade no Corredor Sudeste da Mata Atlântica – consistem em ações que apoiam a conservação da água em áreas de mananciais de abastecimento, bem como a mitigação e adaptação às mudanças climáticas e a conservação da biodiversidade.

Por meio deste projeto, a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e a Fundação Florestal atuarão em ações que resultem no aumento dos estoques de carbono nas Bacias Hidrográficas do Paraíba do Sul e na sustentabilidade financeira das Unidades de Conservação ao longo do Corredor da Serra do Mar, além da promoção de atividades econômicas sustentáveis em suas Zonas de Amortecimento.

Entre as metas do projeto estão: contribuir com a conservação e restauração da Mata Atlântica, convertendo pastagens degradadas em sistemas silvipastoris, que combinam de forma intencional, pastagens, árvores e gado numa mesma área, além de apoiar a certificação agrícola, florestal e cadeias produtivas de valor sustentável; prestar assistência técnica a produtores rurais da região e melhorar a gestão de UCs localizadas ao longo dos trechos setentrionais do corredor da Serra do Mar.

As UCs estaduais beneficiadas pelo projeto são: Área de Proteção Ambiental São Francisco Xavier Estação Ecológica Bananal e os núcleos Santa Virgínia e Itariru do Parque Estadual da Serra do Mar. O Projeto tem apoio financeiro do fundo do Global Environment Facility (GEF) e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Conselho Consultivo do PESM – NSV

O Conselho Consultivo do PESM – NSV é paritário, ou seja, possui a mesma quantidade de representantes dos poderes públicos e da sociedade civil organizada. No âmbito deste fórum participativo, são formadas Câmaras Técnicas e Grupos de Trabalho específicos, que são responsáveis por criar e viabilizar diversos projetos nas unidades de conservação.

Ao todo, são 12 conselheiros e 12 suplentes. Representando a sociedade civil, serão empossados conselheiros das seguintes instituições: ONG Akaruí, Frepesp, Associação Comunitária do Bairro da Vargem Grande e Adjacentes ( ACBVGA), Fibria, Apis-Tinga e Unicamp. Representando o poder público fazem parte do conselho: Fundação Florestal, Polícia Militar Ambiental e Coordenadoria de Biodiversidade e Recursos, além dos municípios abrangidos pelo Parque: São Luiz do Paraitinga e Natividade da Serra.