Evento também comemorou o Dia Mundial da Água e o Dia da Represa de Itupararanga.
Em 22 de março, junto com as comemorações do Dia Mundial da Água e do Dia da Represa de Itupararanga foi realizado em Mairinque o 2º Encontro Itupararanga, com objetivo principal de apresentar a importância da Área de Proteção Ambiental (APA) Itupararanga. O evento, aberto pela representante do Conselho Gestor da APA, pelo Instituto Plena Cidadania, Ildéia Maria de Souza,  foi iniciado pela palestra “O que é a APA Itupararanga”, apresentada pela gestora da Unidade de Conservação, Sandra Beu, da Fundação Florestal.

A palestra de Sandra abordou a importância e os principais aspectos socioambientais da APA, além do seu Plano de Manejo, que recentemente foi aprovado na Comissão Especial de Biodiversidade, Florestas, Parques e Áreas Protegidas do Conselho Estadual de Meio Ambiente (CONSEMA). Após a apresentação da gestora, foi realizada uma palestra sobre “Alimentos orgânicos e economia doméstica”, ministrada pela especialista Liliane de Almeida.

O evento ocorreu na Câmara dos Vereadores de Mairinque e contou com a presença de vereadores, técnicos da Prefeitura, estudantes e comunidade local.