O festival acontece em cada uma das cidades presentes na rota e terá encerramento no Mercado Municipal de São Paulo. O Núcleo Caraguatatuba do Parque Estadual Serra do Mar  sedia o evento em Caraguá com diversas atrações, como concursos de receita, apresentações culturais, trilhas, degustação e plantio de mudas

Rota do Cambuci reúne produtores de toda a região – foto PESM NuCar

Em sua IX edição, a Rota Gastronômica do Cambuci chega a Caraguatatuba  e – pela sexta vez – o Núcleo Caraguatatuba do Parque Estadual da Serra do Mar sediará o evento no dia 23 de julho, das 9h às 18h. Estarão presentes, produtores das cidades de Caraguatatuba, São Lourenço da Serra, Mogi das Cruzes, Paraibuna, Cambuci, Parelheiros, Salesópolis e Bertioga. Devido à importância da fruta para o Vale do Paraíba e Litoral Norte, foi criado este evento que viaja pelas cidades, trazendo ao público os aspectos gastronômicos, históricos, culturais, ambientais, econômicos e turísticos desta deliciosa fruta.

Na programação deste ano, além de uma deliciosa exposição e venda de produtos feitos à base de cambuci, os presentes poderão prestigiar diversas apresentações culturais da Fundacc, como a Orquestra Estrela d’Ouro; o Teatro “O Sabor do Cambuci” e Contação de Histórias do Neco Borba, além de se aventurar pela incrível Trilha do Jequitibá, para a qual será necessário se inscrever antecipadamente, no local e horário do evento, pois são vagas limitadas. Para fazer a trilha, é obrigatório o uso de roupas adequadas, como calça e tênis. Menores de idade deverão estar acompanhados de um responsável.

Segundo o gestor do PESM – Núcleo Caraguatatuba, Miguel Nema Neto, o objetivo do evento é divulgar o cambuci (Campomanesia phaea), um fruto nativo da Mata Atlântica e fortalecer a produção de frutos nativos no entorno da Unidade de Conservação. “O Festival reúne produtores de diversos municípios com características únicas e interesses comuns. Este é um importante momento de divulgação da cultura local, gastronomia e preservação ambiental. Queremos fortalecer ações de recuperação de áreas degradadas e formar corredores ecológicos com o PESM.”

O Cambuci
Tradicional na cultura popular regional, rico em vitamina C e antioxidantes, o Cambuci já era utilizado pelos índios e também por bandeirantes e tropeiros na cachaça e xarope, doces e outros produtos. Hoje, com os festivais, o Cambuci vem conquistando o público com suas mais variadas receitas.

Parceiros

O evento em Caraguatatuba conta com a parceria da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (FUNDACC) e Prefeitura de Caraguatatuba.

Sobre o PESM – Núcleo Caraguatatuba

O Núcleo Caraguatatuba do PESM integra a rede de Unidades de Conservação, administrada pela Secretaria do Meio Ambiente de São Paulo, por meio da Fundação Florestal. Com aproximadamente 60 mil hectares, engloba os municípios de Caraguatatuba, Paraibuna, Natividade da Serra e Salesópolis, guardando mananciais que abastecem Caraguatatuba e parte de São Sebastião.

O Parque estimula a educação ambiental, o ecoturismo e o lazer em sua sede através de três trilhas: Jequitibá, Poção e Tropeiros, onde o visitante pode conhecer as riquezas da fauna e flora da Mata Atlântica, e ainda desfrutar das corredeiras, cachoeiras e nascentes que deságuam em piscinas naturais.

Serviço

O Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleo Caraguatatuba, fica na Rua do Horto Florestal, 1200, bairro Rio do Ouro. Para mais informações sobre o parque,  acesse: http://www.ambiente.sp.gov.br/parque-serra-do-mar-nucleo-caraguatatuba/ , ligue para (12) 3882-5999, ou entre em contato pelo e-mail: pesm.caragua@fflorestal.sp.gov.br  .  Para mais informações sobre o evento, acesse: http://www.institutoaua.org.br/rotadocambuci/

09h – Abertura do evento.

09h30 – Trilha do Jequitibá (Gratuita).

13h – Orquestra Estrela d’Ouro, FUNDACC

13h – Trilha do Jequitibá, gratuito.

14h30 – Teatro “O Sabor do Cambuci” , FUNDACC – Prof° Heron.

16h – Contação de Histórias, FUNDACC – Contador Angelo (Neco Borba).

17h – agradecimentos e encerramento do evento