Um grande incêndio atingiu o Parque Estadual Rio do Peixe no último final de semana. Cerca de 295 hectares no interior do parque foram queimados. Felizmente, a área atingida é composta por pastagens e a vegetação florestal não foi atingida. O combate ao fogo foi feito por 32 brigadistas de usinas de açúcar e álcool e contou com o apoio do Corpo de Bombeiros e Polícia Militar Ambiental da região. As causas do incêndio ainda estão sendo apuradas. A situação foi totalmente controlada no domingo, não havendo mais risco de reignição.

O terreno das áreas atingidas é extremamente instável, seja pela grande extensão de solos arenosos ou de áreas úmidas, o que dificultou as ações de combate a incêndios. A Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SMA) e a Fundação Florestal já estão tomando medidas preventivas de combate por meio do Programa Corta-Fogo, como articulação para a manutenção de aceiros no entorno e intensificação da vigilância rondante.

A SMA solicita à população que colabore com as medidas preventivas, uma vez que a maior parte dos incêndios é provocada por irresponsabilidade no uso do fogo. O tempo seco contribui para que pequenos focos se espalhem, causando grandes incêndios que prejudicam seriamente as áreas florestais e ameaçam também a região urbana e rural.

Texto: Aline Rezende
Foto: Natália Poiani Henriques