Resolução cria a Estrada Parque de Castelhanos, que corta o Parque Estadual de Ilhabela e SMA anuncia início do plano de manejo
Por: Lucas Campagna Fotografia: José Jorge
Melhorar as condições de tráfego e acesso da população, sem deixar que isso destrua a beleza e cause danos aos recursos naturais. Esse é o objetivo da resolução conjunta assinada entre as secretarias estaduais do Meio Ambiente – SMA e dos Transportes que criou a Estrada Parque de Castelhanos, em Ilhabela, no sábado, 27 de março.

O secretário do Meio Ambiente do Estado, Xico Graziano, e o secretário-adjunto de Transportes, Silvio Aleixo, assinaram a resolução ao lado do prefeito Antônio Luiz Colucci, que doou ao Estado a área da estrada (que pertencia a Prefeitura por meio de decreto). “Essa é uma luta muito antiga da nossa cidade. O parque (Parque Estadual de Ilhabela) além de ser forte no turismo ecológico, também faz parte da vida da população de Ilhabela. Nós estamos muito felizes com essa ação, por todos os ganhos que teremos”, afirmou o prefeito.

Com 22 km, a Estrada de Castelhanos cruza o município de Ilhabela de leste a oeste, sendo a única via de acesso terrestre para a Baía de Castelhanos, e passa pelo interior do Parque Estadual de Ilhabela em aproximadamente 17 km de sua extensão. O trânsito de veículos e pedestres na estrada é constante, nos finais de semana chega-se a 50 veículos simultaneamente em circulação. Na alta temporada o movimento dobra, alcançando mais de 2.500 pessoas por mês. Ela é um dos principais atrativos turísticos da região.

Durante o evento, o diretor-executivo da Fundação para a Conservação e a Produção Florestal do Estado de São Paulo – FF, José Amaral Wagner Neto, anunciou o inicio da elaboração do plano de manejo do Parque Estadual de Ilhabela. “Vamos monitorar o acesso e cuidar da preservação do local, além de melhorar para o turista que precisa chegar à Baia de Castelhanos. O plano de manejo, que assinamos esta semana, é fundamental para a consolidação do parque”, afirmou.

Aleixo destacou a importância da Estrada para a acessibilidade na ilha. “Essa parceira é muito importante, garante a preservação da natureza e dá condições de trafegabilidade aos moradores e turistas. Nós, da Secretaria dos Transportes, vimos com a criação da estrada parque melhorias no trafego, progresso e qualidade de vida, e fundamentalmente a preservação do meio ambiente”, comentou o secretário adjunto.

O secretário Xico Graziano também destacou os investimentos no ecoturismo. “O passaporte Trilhas de São Paulo é um sucesso. Estamos encontrando uma nova forma de fazer as coisas, ajudando o desenvolvimento sustentável e principalmente protegendo nossos recursos naturais. A resolução e o plano de manejo simbolizam a efetivação da política ambiental do nosso Estado, mais que discutir, fazer”, concluiu.

A resolução
A resolução é resultado de um trabalho conjunto entre SMA e a Secretaria dos Transportes do Estado. O documento, além de criar a estrada parque, contém dois anexos com as diretrizes de sua implantação e operação. Esses anexos fornecem os parâmetros que devem respeitar a conservação ambiental por estar dentro dos limites de uma Unidade de Conservação.

No Plano de Implantação estão previstos obras de contenção de encostas, de sistema de drenagem, de correção e estabilização do piso trafegável, de implantação de bolsões de estacionamento, manutenção de três pontes existentes, construção de mirantes, portal e posto de fiscalização e uma trilha alternativa para pedestres.