Representantes da região de Provence Alpes Cote d’Azur (PACA) estão em São Paulo para troca de experiências em gestão territorial e desenvolvimento sustentável de áreas protegidas

A Fundação Florestal (FF), órgão vinculado à Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo responsável pelas Unidades de Conservação (UCs), está realizando encontros com técnicos em gestão e desenvolvimento sustentável de áreas protegidas da região de Provence-Alpes-Cote d’Azur (PACA). Nas reuniões, que ocorrerão até 21 de novembro, os profissionais franceses estão conhecendo os trabalhos desenvolvidos pela FF na região da Juréia, no mosaico de UCs de Jacupiranga e nas áreas protegidas do Litoral Norte.

Sob a coordenação do diretor-executivo da Fundação Florestal, José Amaral Wagner Neto, o intercâmbio inclui visitas de campo na Juréia e Área de Proteção Ambiental Marinha do Litoral Norte (com destaque para o Parque Estadual de Ilhabela e o Parque Estadual da Ilha Anchieta). As atividades foram organizadas para expor a experiência da FF em ecoturismo, elaboração e implantação de planos de manejo das UCs, funcionamento dos Conselhos Consultivos, entre outros temas.

O sistema de gestão de Unidades de Conservação por “mosaicos” (conjunto integrado de áreas protegidas, tanto de Proteção Integral como de Uso Sustentável, de uma região) é um dos principais interesses dos franceses da região de PACA, manifestados desde as primeiras conversas em 2007.

Para os profissionais da Fundação Florestal, os integrantes da missão francesa estão apresentando seus conhecimentos e trabalhos na gestão territorial integrada e descentralizada de áreas protegidas, na valorização da identidade territorial (o que inclui a certificação e o desenvolvimento de marcas) e em turismo sustentável.

Em 2008, representantes da Fundação Florestal e da região de PACA realizaram as primeiras viagens planejadas no intercâmbio. A missão francesa que está no Brasil é composta por Nicolas Gerardin, representante do Parc National de Port Cros; Philippe Gondolo, representante do Service Espaces Naturels e Forets da Direção de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e de Agricultura da região de PACA; e Alexandre Noel, da Direção de Economia da região de PACA (foto ao lado).