Fundação Florestal participa da COP 14 no Egito

A advogada Jéssica de Carvalho Hipólito é uma das palestrantes no workshop sobre o papel da conservação da biodiversidade no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS

A Secretaria do Meio Ambiente estará presente na 14ª reunião da Conferência das Partes (COP 14) da Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB) para apresentar programas e projetos, como Programa Nascentes e Etanol Verde, desenvolvidos pelo Sistema Ambiental Paulista. O evento será realizado de 17 a 29 de novembro em Sharm El-Sheikh, no Egito.

A Fundação Florestal será representada no evento por seu diretor executivo, Rodrigo Levkovicz, e pela advogada Jéssica de Carvalho Hipólito, convidada para participar como palestrante no workshop que vai discutir “o papel da conservação da biodiversidade no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS”.

“As unidades de conservação e a importância para a proteção da biodiversidade” será o tema da palestra de Jéssica, na qual abordará os resultados dos programas de incentivos às Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs), implementados pelo governo do Estado de São Paulo e pela Fundação Florestal e a correlação entre tais estratégias e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS e as Metas de Aichi.

O convite partiu do Centro de Estudos da Escola Superior da Procuradoria Geral do Estado de São Paulo (ESPGE), no âmbito do curso de extensão “Direito Ambiental e aspectos da Regularização Fundiária”, ministrado pela ESPGE. Esse curso é fruto de um projeto piloto para uma parceria a ser firmada entre a Universidade de São Paulo – Escritório Regional do Programa Cidades do Pacto Global da Organização das Nações Unidas e a PGE, do qual a Jéssica participa como funcionária da Fundação Florestal.

O processo seletivo indicou apenas um projeto de pesquisa para ser apresentado na COP-14, cujo tema teria que abordar, necessariamente, os ODS. A seleção se deu a partir de propostas apresentadas por alunos matriculados no curso. O projeto proposto por Jéssica de Carvalho Hipólito foi o escolhido.

Jéssica ingressou na Fundação Florestal em 2015 e está lotada na Assessoria Jurídica, onde desempenha a função de advogada representante do Setor de Legislação Geral e como pesquisadora associada do Projeto Conexão Mata Atlântica da FAPESP, em parceria com a Universidade de São Paulo (USP). É especialista em Direito Econômico pela Fundação Getúlio Vargas – Escola de Direito de São Paulo e bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo.

Saiba mais sobre a participação da SMA na COP 14.

Texto: Dirceu Rodrigues
Foto: José Jorge
Revisão: Cris Leite