Um dos principais biomas brasileiros, a Mata Atlântica possui hoje apenas 8% de sua cobertura original. É por esta riqueza que boa parte das Unidades de Conservação (UCs) do Estado de São Paulo busca zelar e manter. No próximo dia 27/05, é celebrado o Dia da Mata Atlântica e para marcar a data, diversas UCs estarão realizando atividades especiais gratuitas e abertas ao público nos próximos dias.

Confira alguns destaques:

No Parque Estadual Jaraguá, em São Paulo, a celebração do Dia da Mata Atlântica acontece nos dias 26 e 27/05, das 9h às 16h. O Núcleo de Educação Ambiental do Parque realizará atividades nas quais os participantes terão a oportunidade de conhecer algumas espécies de plantas nativas da Mata Atlântica da região. Ao longo do dia, serão feitas exposições diversas, como “A Carpoteca”, que é uma coleção de frutos preservados para fins científicos; além da “Floresta no olhar da história”, “Maquetes” e “Exibição de Mudas”.

Serviço

Local: Parque Estadual Jaraguá – Portaria 1.
Endereço: Rua Antônio Cardoso Nogueira, 539 – São Paulo, SP.
Fone:  (11) 3941-2162

No dia 27/05, das 9h às 16h30, o Parque Estadual Serra do Mar – Núcleo Curucutu, em Parelheiros, realiza o evento “Dia da Mata Atlântica – Um Olhar na Imensidão do Verde”, com uma palestra sobre o bioma e programação especial que inclui a Trilha do Mirante. O objetivo é difundir a importância do Bioma da Mata Atlântica, no contexto de suas interações: biodiversidade, regulação do clima, provedor de água, relação socioambiental e fragilidades.

Parceiros
Polícia Militar Ambiental.

Serviço
Endereço: Estrada da Bela Vista, 7090 – Parelheiros – SP
Telefone: (13) 3422-5657
E-mail: pesm.curucutu@fflorestal.sp.gov.br ou pesmcurucutu@gmail.com

O Parque Estadual Serra do Mar – Núcleo São Sebastião participa do evento “Meu Quintal é a Mata Atlântica”, na próxima segunda-feira, dia 28/05, das 19h às 21h30. O evento acontece no Observatório Ambiental, em São Sebastião e contará com a palestra de Renata Cruz, bacharel em Gestão e Análise Ambiental pela UFSCAR, que desenvolveu seu Trabalho de Conclusão de Curso TCC no PESM – NSS,  sobre conhecimento, percepção ambiental e relacionamento entre a UC, os atores do seu entorno e a gestão participativa, além de uma abordagem sobre a gestão do PESM – NSS em 2017.

Parceiros
Prefeitura de São Sebastião, por meio das Secretarias de Turismo e de Meio Ambiente

Serviço
O Observatório Ambiental fica na Av. Dr. Altino Arantes, 284 – São Sebastião
Mais informações: (12) 3863-1707, das 8h às 17h

texto e fotos: Aline Rezende