Em pouco mais de dois anos, a Secretaria Estadual de Meio Ambiente – SMA através do Programa RPPN Paulistas (Reservas Particulares do Patrimônio Natural), praticamente dobrou a área abrangida por essa categoria de Unidade de Conservação no Estado.

Em pouco mais de dois anos, a Secretaria Estadual de Meio Ambiente – SMA através do Programa RPPN Paulistas (Reservas Particulares do Patrimônio Natural), praticamente dobrou a área abrangida por essa categoria de Unidade de Conservação no Estado. Até 2006, a área total reconhecida como RPPN era de cerca de 3.860 hectares, segundo dados do IBAMA e da Confederação Nacional das RPPN. Hoje, com o incremento do Programa, já se alcançou a marca de 7.464,45 hectares de áreas protegidas sob essa categoria.


A Fundação Florestal (FF), coordenadora do Programa desde a sua criação em outubro de 2006 recebeu, até o momento, 26 solicitações de interessados em preservar áreas naturais em suas propriedades. Até maio de 2009, esses pedidos resultaram em 11 áreas reconhecidas pela SMA como RPPN, perfazendo o total de 3.604,62 ha. Outros oito pedidos aptos estão em processo de reconhecimento, o que acrescentará mais 1.408 ha de área protegida em propriedade privada.

A Fundação Florestal avalia que a simplificação da documentação inicial para a abertura do processo e o prazo de 120 dias estabelecidos para manifestação sobre a viabilidade técnica da solicitação, estabelecidos pelo Decreto Estadual nº 51.150/06, tornaram mais ágil o processo de reconhecimento, sendo este um dos principais fatores que possibilitaram o incremento da área protegida como RPPN no Estado de São Paulo.