Governo do Estado de São Paulo Sistema Ambiental Paulista

http://fflorestal.sp.gov.br

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

CONCEITO

A Educação Ambiental nas Unidades de Conservação sob gestão da FF é entendida como um  processo permanente no qual os indivíduos e a sociedade tem a oportunidade de vivenciar e conhecer estas áreas naturais protegidas, culminando em ações  pró-ativas para a conservação da biodiversidade e das diversidades cultural e histórica nelas inseridas.  É  uma das estratégias na gestão e na consolidação destas unidades de conservação.

Enquanto espaços educadores, as UCs são elo de integração com a sociedade, possibilitando o fortalecimento e o empoderamento da população, com potencialização da ação individual e coletiva. Por meio da experimentação direta, os visitantes utilizam todos os sentidos, vivenciam emoções e sensações, ao mesmo tempo que conhecem mais sobre a natureza e cultura das unidades e das populações do entorno.

Os principais projetos  e ações de EA estão relacionados aos estudos do meio e práticas de sensibilização de estudantes, através de roteiros pedagógicos e do acompanhamento de monitoria ambiental; desenvolvimento de processos de capacitação de professores, em parceria com os órgãos municipais e estaduais de educação; além de eventos comemorativos, campanhas específicas, palestras e participação em projetos com diferentes atores e parceiros.

Um destes projetos que pode ser destacado  é  o “Lugares de Aprender”, do Programa Cultura é Currículo em parceria com a Fundação para o Desenvolvimento Escolar, da Secretaria  de Estado da Educação, que possibilita aos alunos e professores da rede pública estadual o acesso as Unidades  de Conservação, entre outros espaços, inseridas em propostas pedagógicas adequadas ao currículo das diferentes séries.

Ações realizadas em parceria com prefeituras possibilitam a inserção destes órgãos no Programa Município Verde Azul da Secretaria Estadual de Meio  Ambiente, atendendo a diretiva da Educação Ambiental.

Os públicos atendidos nos projetos de EA  são diversificados: estudantes, com prioridade para redes públicas municipais, estaduais e técnicas, funcionários e Conselhos Gestores das UCs, visitantes, turistas, idosos, deficientes e com mobilidade reduzida, moradores, população do entorno e zonas de amortecimento, rurais e urbanas, comunidades tradicionais quilombolas, indígenas, caiçaras, órgãos públicos e organizações da sociedade civil.

Os interessados em conhecer, desenvolver e participar destas ações de educação ambiental podem contatar diretamente as Unidades de Conservação ou a Assessoria de Educação Ambiental na sede da Fundação Florestal, Rua do Horto, 931, casa 32, São Paulo/SP, CEP – 02377-000 ou através dos telefones (11) 2997-5048/ 2997-5000 R335.