EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO SOB GESTÃO DA FUNDAÇÃO FLORESTAL

Processo permanente no qual os indivíduos e a sociedade tem a oportunidade de vivenciar e conhecer estas áreas naturais protegidas, culminando em ações pró-ativas para a conservação da biodiversidade e das diversidades cultural e histórica nelas inseridas. Uma estratégia na gestão para a consolidação das unidades de conservação administradas pela Fundação Florestal.

AS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO COMO ESPAÇOS EDUCADORES

Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleo Caraguatatuba – Daniel Barroso

As Unidades de Conservação são elo de integração da natureza com a sociedade, possibilitando o fortalecimento e o empoderamento da população, com potencialização da ação individual e coletiva. Por meio da experimentação direta, os visitantes utilizam todos os sentidos, vivenciam emoções e sensações, ao mesmo tempo, conhecem mais sobre a natureza e cultura destas áreas protegidas e das populações do entorno.

As ações são desenvolvidas pelas equipes das UC, principalmente os monitores ambientais que planejam, executam e avaliam, contando com o apoio da Assessoria Técnica de EA da FF e, principalmente, com diferentes parcerias, tanto de órgãos públicos como da sociedade civil. São realizados eventos comemorativos, campanhas específicas, palestras e tantas outras atividades.

Os roteiros pedagógicos oferecidos se relacionam aos estudos do meio e práticas de sensibilização de estudantes, bem como os roteiros histórico-culturais, e agregam experiências com os diferentes grupos que visitam as UC.

O Programa estabelece diretrizes e orientações gerais para as ações de Educação Ambiental (EA) nas Unidades de Conservação administradas pela FF, como contribuição para garantir a proteção, a conservação e a sustentabilidade do patrimônio natural, cultural e histórico destas áreas protegidas no Estado, bem como é uma contribuição para as políticas públicas desta temática.

A publicação “Guia para implantação” é um desencadeador do compartilhar experiências e aprendizados que subsidiem e orientem o grande desafio de ter a educação ambiental como estratégia transversal de gestão, fortalecendo o olhar educador nesse processo. Podendo ser acessada com o seguinte QRcode ou clicando aqui.

Os públicos atendidos nos projetos de EA são diversificados: estudantes e educadores das redes pública e particular, tanto municipais, estaduais e federais, em todos os níveis: fundamental, médio, superior e técnico. Além de funcionários, moradores e Conselhos Gestores das UC, visitantes, idosos, pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, população do entorno e zonas de amortecimento, rurais e urbanas, comunidades tradicionais quilombolas, indígenas, caiçaras, órgãos públicos e organizações da sociedade civil.

Mosaico Juréia Itatins – Parque Estadual Itinguçu – Maratona de EA com alunos _ acervo MUCJI

Programa de Educação Ambiental EE Bananal - PEAEEB

O Programa de Educação Ambiental PEA-Bananal e demais recursos pedagógicos são fruto do esforço de diversos segmentos da sociedade e do poder público, sendo estes a Assessoria de Educação da Fundação Florestal, Assessoria de Comunicação da Fundação Florestal, Gestão da Estação Ecológica de Bananal, Coordenação do Projeto Conexão Mata Atlântica, Secretaria Municipal de Ensino de Bananal e a executora contratada, Ciclos Consultoria Ambiental, bem como tantos outros parceiros que contribuíram direta e indiretamente para a produção deste Caderno do Educador Ambiental.

Confira a íntegra dos materiais abaixo:

PROJETO BIOTA/FAPESP/SEMIL

Alunos do CEU Carmo visitando o meliponário do Parque Natural Municipal Fazenda do Carmo – Acervo FF

A EA é também reconhecida como fundamental nas pesquisas científicas, para garantir que informações corretas possam ser compartilhadas com toda sociedade.
A integração entre pesquisa científica e educação ambiental se destaca no projeto “Educação Ambiental e Gestão de Unidades de Conservação do Estado de São Paulo: Articulação de Saberes na Construção de Comunidades de Aprendizagem”, único em ciências humanas aprovado pelo Edital Biota/ Fapesp/ Semil, finalizado em 2023, e fortaleceu a relação entre pesquisadores, equipes das UCs e parceiros.

As UCs integrantes foram: APAs Parque e Fazenda do Carmo e Corumbataí/Piracicaba, PE Jaraguá e Núcleo Santa Virgínia/PESM. Como metodologia do projeto, há destaque para os vídeos produzidos pelos próprios integrantes da equipe e parceiros e um ebook, com informações das quatro UCs que podem ser disseminadas e utilizadas por várias unidades nas suas ações educativas.

Integra esse projeto, a pesquisa de mestrado “Ciência Cidadã e Abelhas Nativas em Unidades de Conservação: Educação Ambiental e Emancipação, que vem trabalhando com Programa Abelhas Nativas, de forma dialógica e colaborativa, com a missão de engajar toda a população que visita as unidades no processo científico de monitoramento dessas espécies, levando o conhecimento científico e contribuindo na aprendizagem em ambientes naturais. Como um produto desse projeto de mestrado e para estimular a observação das abelhas nativas foram produzidas fichas catalográficas educativas com informações por meio de imagens macros das espécies, suas belezas, cores e diferenças.

Fichas de campo para apoiar a monitoria ambiental e elaboradas com fotos macros das abelhas nativas para mostrar suas belezas e diferenças. – Acervo FF

Formação de Professores

Capacitação professores na APA Parque e Fazenda do Carmo – Acervo FF


Mosaico Juréia Itatins – Parque Estadual Itinguçu – Formação de professores – Acervo MUCJI

As UCs  em parceria com as diretorias regionais estaduais (DREs) e municipais realizam  capacitação/formação de professores nas escolas e utilizam os horários de planejamento, como as ATPC, como espaço de formação, aliando com a educação ambiental.

Outros exemplos de projetos de formação de professores e produção de materiais de apoio pedagógico desenvolvidos pelas UC podem ser acessados pelos links:

Formação de Monitores Ambientais Autônomos

Projeto prioritário da Fundação Florestal com foco na interação socioambiental, busca fortalecer a atividade de monitoria ambiental no âmbito do uso público, contribuindo para a geração de renda de profissionais autônomos e associações de monitores locais. Desde o segundo semestre de 2022, o curso “Introdução à Monitoria Ambiental”, desenvolvido em parceria com o Centro Paula Souza (CPS), da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, está disponível na página do Grupo de Estudo de Educação a Distância (GEEaD/CPS), e pode ser acessado pelo link: https://portalgeead.cps.sp.gov.br/mooc/

O curso é gratuito, tem duração de 15 horas, divididas em sete aulas, além de contar com um vasto material complementar e, por  estar na modalidade Mooc (Massive Open Online Course ou Curso Online Aberto e Massivo)   pode ser acessado pelo público que se interessa pelo tema.

Esta é a primeira etapa do processo de formação de monitores ambientais autônomos que atuam em Unidades de Conservação administradas pela Fundação Florestal. A capacitação completa inclui outros módulos e fases, que serão ministrados em modalidade híbrida (online e presencial) pelas UCs.

Parque Estadual de Itaberaba

Parque Estadual Itaberaba – Acervo FF

Localizado nos municípios de Guarulhos, Arujá, Santa Isabel, Nazaré Paulista e Mairiporã, com cerca de 15 mil hectares, sofre na época da seca com incêndios florestais, uma grande ameaça, assim a equipe do PEItab elaborou uma cartilha educativa e em parceria com o IPÊ , uma animação em vídeo discutindo esse terrível problema e quais ações necessárias para proteção dessas áreas. Esses materiais podem ser acessados nos seguintes links:

Além disso, esses materiais foram inspiradores para a publicação “Trilha de Aprendizagem”, direcionada aos professores e pode ser acessada aqui.

APA Marinha Litoral Centro

Criada em 2008, abrange os ecossistemas costeiros e marinhos dos 8 municípios litorâneos da Região Metropolitana da Baixada Santista: Bertioga, Guarujá, Santos, São Vicente, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe. É a segunda maior unidade de conservação marinha do Brasil e a primeira maior do estado de São Paulo e integra a Reserva da Biosfera do Cinturão Verde de São Paulo (RBCV). 

Desenvolveu de forma colaborativa o projeto de educação ambiental “Um Mangue no meu Quintal” cujo objetivo é contextualizar junto com a comunidade e escolas a presença do manguezal de forma transversal e continuada. O projeto disponibiliza materiais educativos, para professores, alunos e qualquer pessoa interessada em conhecer o manguezal e as Unidades de Conservação participantes. 

Quer conhecer, desenvolver e participar destas ações de educação ambiental?

Os interessados podem contatar diretamente as Unidades de Conservação ou a Assessoria de Educação Ambiental na sede da Fundação Florestal, ou através dos telefones (11) 2997-5048/ 2997-5000 e do email: educambiental@fflorestal.sp.gov.br