O processo de criação de Unidades de Conservação nas serras de Itaberaba e Itapetinga chama a atenção dos moradores dos sete municípios abrangidos
A mobilização dos moradores dos municípios em que serão criadas as Unidades de Conservação próximas à Serra da Cantareira permitiu intenso debate e muitas sugestões durante as quatro audiências públicas realizadas pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SMA) e o Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema). Participaram dos encontros, realizados entre 11 e 16 de março, 879 pessoas. “Viemos ouvir, registrar e considerar os posicionamentos de todas as partes interessadas. As audiências não são mera formalidade”, afirmou o diretor-executivo da Fundação Florestal – FF, José Amaral Wagner Neto.

Os encontros para apresentação da proposta de criação dos parques estaduais de Itaberaba e de Itapetinga e das florestas estaduais de Atibaia e Guarulhos aconteceram em Guarulhos, Santa Isabel, Atibaia e Mairiporã. Eles foram conduzidos pelo secretário-executivo do Consema, Germano Seara Filho, e pela secretária-executiva adjunta do Consema, Cecília Martins Pinto. As apresentações e explicações das propostas, com os detalhes técnicos dos estudos realizados durante os sete meses de Limitação Administrativa Provisória (decretada em setembro de 2009), foram feitas pelo diretor-geral do Instituto Florestal – IF, Rodrigo Antonio Braga Moraes Victor.

Após as apresentações das propostas, representantes das prefeituras e do Poder Legislativo dos municípios envolvidos (Arujá, Guarulhos, Mairiporã, Nazaré Paulista, Santa Isabel, Atibaia e Bom Jesus dos Perdões), além de moradores e entidades da sociedade civil organizada, se manifestaram. Sugestões e pedidos de informações envolvendo a criação de RPPNs (Reservas Particulares do Patrimônio Natural) e de Monumentos Naturais (categoria de unidade de conservação de proteção integral que também pode ser constituída por propriedades particulares) tiveram bastante destaque.

Todas as sugestões e críticas ao projeto foram registradas para análise da equipe técnica, que poderá fazer ajustes e alterações na proposta apresentada.

A proposta apresentada
Na Serra de Itaberaba, que abrange parte dos municípios de Arujá, Guarulhos, Mairiporã, Nazaré Paulista e Santa Isabel, o território designado para ser transformado em parque estadual foi de 15,4 mil hectares. Já a Serra de Itapetinga, que engloba Atibaia, Bom Jesus dos Perdões, Mairiporã e Nazaré Paulista, a área pretendida para o outro parque estadual foi de 13,9 mil hectares.

Alinhando-se com as propostas de criação dos dois parques, as equipes técnicas propuseram que pequenos setores poderiam se constituir em florestas estaduais – UCs de uso sustentável . Esses se referem especialmente àqueles que deverão ser objeto de restauração ambiental com plantios de espécies nativas para recuperação da biodiversidade e da conectividade entre as áreas de vegetação com diferenças de estágios de conservação. Com essa intenção, foram apresentados os planos de criação das florestas estaduais de Atibaia, com 76,5 ha, e de Guarulhos, com 92,2 ha.

Clique aqui para conhecer mais sobre a criação dessas Unidades de Conservação.