Dia 10 de junho às 9:00 hs acontece a 2ª Reunião Unificada de Usuários da RESEX de Taquari e Moradores Tradicionais da RDS de Itapanhapima, na sede da Associação Comercial e Empresarial de Cananéia, à Rua Frederico Trudes da Veiga, 360, Centro – Cananéia/SP, em continuidade ao processo de consolidação dessas Unidades de Conservação de Uso Sustentável.

Criadas pela Lei nº 12.810, de 21 de fevereiro de 2008, que instituiu o Mosaico de Unidades de Conservação do Jacupiranga, essas duas Unidades de Conservação estão localizadas em região de mangue, no mais importante berçário marinho do Atlântico, o Complexo Estuarino Lagunar de Cananéia-Iguape-Paranaguá.

A reunião será conduzida pelo Gestor das duas UC´s, Wilde Itaboray Ferreira, e tem por objetivo esclarecer dúvidas sobre os aspectos legais que envolvem sua criação, levantamento de demandas, problemas e desafios enfrentados pelas respectivas comunidades, bem como proceder ao cadastramento dos pescadores artesanais, usuários e moradores tradicionais.

Também serão discutidas alternativas e propostas de melhoria da qualidade de vida dessas coletividades caiçaras, de forma harmônica e integrada à preservação do meio biótico, bem como da cultura e seu modo de vida tradicional.

A RESEX de Taquari, com área total de 1.662,20 ha, destina-se às comunidades locais e aos pescadores tradicionais de Cananéia e a RDS de Itapanhapima, que compreende uma área de 1.242,70 ha, foi criada para o uso sustentável dos recursos naturais por parte das comunidades caiçaras residentes em Itapinhapima, Retiro, Bombicho e outros tradicionais oriundos da realocação do Parque Estadual Lagamar de Cananéia, bem como aos pescadores artesanais do Município.