Documento foi aprovado por unanimidade e citado como exemplo para os planos federais

O Plano de Manejo do Parque Estadual da Cantareira foi aprovado em 16.12, por unanimidade, na reunião plenária do Conselho Estadual do Meio Ambiente – CONSEMA, em São Paulo. O documento foi aprovado com base no Relatório da Comissão Especial de Biodiversidade, Florestas, Parques e Áreas Protegidas do órgão.

O Plano de Manejo do Parque Estadual da Cantareira foi elaborado pelo Núcleo Planos de Manejo da Fundação Florestal, instituição vinculada à Secretaria Estadual do Meio Ambiente – SMA responsável pela gestão dessa Unidade de Conservação, e passou por várias etapas e critérios. Para a estruturação e a consolidação da proposta de zoneamento do parque, foram elaborados diversos levantamentos, incluindo diagnósticos temáticos, informações relativas ao pré-zoneamento do meio físico e biótico, e análises do patrimônio cultural, do uso público e da ocupação antrópica; além de oito oficinas de planejamento, com participação de especialistas, gestores públicos, organizações civis e empresas. Também foram realizadas uma oficina de integração de Programas de Gestão e uma oficina conclusiva com a sociedade.

A apresentação técnica do Plano de Manejo no CONSEMA ficou a cargo da geógrafa Kátia Mazzei, do Instituto Florestal. O Plano foi objeto de elogios pelo conselheiro Paulo Nogueira Neto, que participa de uma comissão de planos de manejo em nível federal e é presidente da Fundação Florestal. Ele afirmou que utilizará o plano da Cantareira como modelo nas discussões da comissão.

Parque Estadual da Cantareira
A área do parque é de 7.916,52 hectares e abrange os municípios de São Paulo, Mairiporã, Caieiras e Guarulhos e foi reconhecida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – UNESCO, em 1994, como Zona Núcleo da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo.

Devido à sua localização, o parque é a principal alternativa de lazer para as comunidades do entorno. Durante a semana, ele é aberto à visita de grupos escolares, previamente agendados e, aos finais de semana, aos visitantes em geral.

Entre as unidades de conservação, o Parque da Cantareira é o que mais tem projetos de pesquisa, com destaque para os trabalhos sobre mamíferos e aves, sendo considerado pela Bird Life International como área importante para a conservação de aves no Brasil.

As principais atividades conflitantes com os objetivos da unidade de conservação são resultados dos vetores de pressão urbana, localizados no entorno e no interior da unidade, entre eles o despejo de resíduos e diversos usos indevidos.

A reunião plenária do CONSEMA contou com a presença do secretário-adjunto da SMA, Pedro Ubiratan, e foi coordenada pelo secretário executivo do órgão, Germano Seara Filho.