A APA foi criada em 2002 com o objetivo de proteger a planície de inundação do Rio Paraíba do Sul

O novo Conselho Gestor Consultivo da APA do Banhado para o biênio 2018/2022 tomou posse no dia 27 de fevereiro. A cerimônia de posse aconteceu na sede da na Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP) e foi conduzida pelo gestor Renato Lorza, que realizou a abertura falando sobre a importância das Unidades de Conservação para a Região de São Jose dos Campos. Em seguida, houve uma apresentação da APA do Banhado por Vinicius Correa, representante da prefeitura de São José dos Campos.

Em seguida, Aparecida Descio, gerente Regional do Vale do Paraíba procedeu à entrega dos certificados aos membros do conselho. Prosseguiu discorrendo sobre importância da instituição do Conselho Gestor da APA do Banhado. “Por meio desses fóruns, a sociedade civil e pública têm a possibilidade de participar de ações de Gestão das Unidades de Conservação da Fundação Florestal de forma democrática, atendendo sempre os objetivos de proteção,  conservação e sustentabilidade do local”.

APA do Banhado

Esta APA de 9.100 hectares, localizada no município de São José dos Campos, foi criada pela Lei Estadual nº 11.262 de 8 de novembro de 2002, com o objetivo de proteger a planície de inundação do Rio Paraíba do Sul. Os perímetros a área correspondem a uma vasta planície aluvial, formada por sedimentos transportados pelo Rio Paraíba do Sul, onde estão presentes muitos meandros abandonados e terraços, compondo um cenário totalmente integrado à paisagem urbana de São José dos Campos.

Composição do Conselho

Poder Público