Atividades incentivam o contato com a natureza e a conscientização ambiental das crianças – foto PE Cantareira

Se você está pensando em um programa diferente para fazer com a criançada no próximo feriado, a dica é levá-los para se divertirem nos Parques Estaduais que oferecem muitas atividades ao ar livre, contato com a natureza e conscientização ambiental. São diversos os parques abertos à visitação em todo o estado de São Paulo. Alguns deles terão uma programação especial voltada para os pequenos no dia 12 de outubro. O objetivo da programação é integrar as crianças ao ambiente natural, utilizando atividades lúdicas e divertidas para despertar a importância da preservação da fauna e flora.

– Parque Estadual da Cantareira

De 9 a 12 de outubro, os Núcleos Cabuçu, Engordador e Pedra Grande do Parque Estadual Cantareira estão realizando a 12ª Semana da Criança – Brincando no Parque. De segunda a quarta-feira, participam alunos de escolas do entorno, mas no dia 12, o evento é aberto a todas as crianças e seus familiares. O ingresso é de R$ 14,00. Estudantes identificados pagam meia entrada. São isentos: maiores de 60 anos, menores de 12 anos, pessoas com deficiência e professores da rede pública.

No Núcleo Cabuçu, das 9h às 11h30 e das 14h às 16h30, serão realizadas oficinas de confecção de Ecobrinquedos, a partir de materiais recicláveis; a atividade “Isso me Lembra”, em que cada um fala uma palavra que lembre a citada anteriormente, abordando a fauna e a flora do Parque Estadual da Cantareira; o jogo “Que animal sou eu”, em que uma figura de animal é colada nas costas de uma criança e o restante do grupo deve responder perguntas, até que o participante adivinhe o animal, entre outras brincadeiras. Na quinta-feira dia 12 (Dia das Crianças), os ecobrinquedos elaborados pelas crianças ao longo da semana ficarão expostos no museu para contemplação dos visitantes do parque.

No Núcleo Engordador, às 14h, o Grupo de “Encantadores – Dançar e Brincar”, realizará uma apresentação de dança com bolhas de sabão, às 14h, com duração de 50 minutos, para o público visitante.

No Núcleo Pedra Grande, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30, atividades serão oferecidas por uma instituição em quatro pontos do parque. No Anfiteatro, acontece contação de histórias e pintura facial. No Centro de Visitantes, serão exibidos filmes relacionados à Ecologia e pintura de máscaras de animais nativos da Mata Atlântica. No Museu, a criançada fica por dentro de informações sobre a vista da cidade e curiosidades do parque e no Lago das Carpas, serão realizadas atividades físicas.

Endereço:

Cabuçu: Av. Pedro de Souza Lopes, 7903- Jd. São Luiz- Guarulhos/SP – Fone: (11) 2401-6217

Engordador: Av. Coronel Sezefredo Fagundes, altura do 19100 – Cachoeira – São Paulo/ SP – fone: (11) 2995-3254

Pedra Grande: Rua do Horto 1799 – Horto Florestal – São Paulo/ SP – fone: (11) 2203-0115

– Parque Estadual Serra do Mar – Núcleo Cunha

Durante período 12 a 20 de outubro, os visitantes poderão participar de apresentações de Aves da Mata Atlântica com sons dos cantos e imagens; no Teatro de Fantoches “As Aventuras da Jacutinga na Mata Atlântica” – inspirado no livro “As aventuras da Jacutinga na Mata Atlântica”, dos autores: Tatiana Pongiluppi, Alessandra Tasso, Deise Soares Martins e professores da Rede Municipal de Paraibuna-SP, com bonecos confeccionados pelos monitores do Parque – além de passeios com o objetivo de observar as aves livres em seu habitat natural. No dia 14/10, o Núcleo Cunha do Parque Estadual Serra do Mar realiza a abertura da exposição “A Beleza das Aves e Pássaros do PESM – Núcleo Cunha”. As vagas são limitadas, é  necessário agendar com antecedência, de segunda a sexta, em horário comercial.

 Serviço

Telefone: (12) 3111 1818/2353

Horário: 8h às 11h

Endereço: Estrada Municipal do bairro do Paraibuna, Km 20.

– Parque Estadual Jaraguá

O Parque Estadual Jaraguá, em São Paulo realiza, no dia 12, das 10h às 16h, o já tradicional evento em comemoração ao Dia das Crianças. Neste ano, a programação conta com Oficina de Ecobrinquedoteca, passatempos educativos e aulas esportivas de boxe, dança e capoeira.

Parceiros

Defesa Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, OSCIP Passatempo Educativo, Centro Cultural Esportivo Pirituba.

Serviço

Endereço: Rua Antônio Cardoso Nogueira, 539 – Vila Chica Luiza – São Paulo, SP.

Telefones: 3945-4532; 3941-2162; 3943-5222. De segunda a sexta-feira, 8h às 17h.