A presença do animal demonstra a importância da Unidade de Conservação para a preservação da biodiversidade no estado de São Paulo.

Não se tem notícia da última vez que um tamanduá-bandeira (Myrmecophaga tridactyla) foi obervado no município de Piracicaba. No início deste ano, as armadilhas fotográficas da Estação Ecológica Ibicatu flagraram um exemplar da espécie caminhando em uma área de mata fechada por volta das 20h, no dia 9 de janeiro.

O monitoramento de fauna por meio destes recursos feito pela Unidade de Conservação (UC) permitiu a identificação de um indivíduo adulto, que pode chegar a mais de 40 kg de massa corporal. Ele se alimenta principalmente de cupins e formigas e é uma espécie considerada vulnerável no estado de São Paulo.

Para o gestor e analista de Recursos Ambientais da UC, Antônio Alvaro Buso Junior, “a presença do tamanduá-bandeira na EE Ibicatu corrobora a importância desta UC e dos fragmentos florestais de seu entorno para a preservação da biodiversidade no estado de São Paulo”.

O tamanduá-bandeira não foi o único flagrado pela armadilha fotográfica. Em 2016 uma jaguatirica (Leopardus pardalis) deu o ar da graça na EE Ibicatu.

Estação Ecológica Ibicatu

A unidade de conservação foi criada em 1987 com a finalidade de proteger o ambiente natural, a realização de pesquisas básicas e aplicadas, e o desenvolvimento de programas de educação conservacionista. Abriga 289 espécies de plantas, com 171 espécies de árvores e 28 espécies constam ameaçadas de extinção.

Possui também importante população de jequitibá-rosa, com indivíduos de grande porte, provavelmente as maiores e mais antigas árvores de Piracicaba. Localiza-se em região de grande beleza cênica, cercada pelos pontos mais altos de Piracicaba (Serra do Pau D’Alho, Serra da Floresta e Serra da Fortaleza). Conecta importantes áreas de vegetação nativa em diferentes estágios de regeneração e conservação, constituindo a região com maior cobertura florestal nativa do município.

Estação Ecológica Ibicatu
Município: Piracicaba
Rodovia SP-147, km 173 – Bairro Monte Branco
Distância de São Paulo: 205 km
Fone: (11) 2997-5000
E-mail: antoniob@fflorestal.sp.gov.br