A Área de Proteção Ambiental Marinha Litoral Centro (APAMLC) e o Núcleo Curucutu do Parque Estadual da Serra do Mar acabam de inaugurar um espaço dentro do Centro de Pesquisas e Educação Ambiental da Prefeitura Municipal de Itanhaém. Este ato marca um importante espaço para divulgação e reconhecimento dos atributos ambientais protegidos na cidade.

Do mar à serra, as características ambientais mais importantes da região ganharam destaque na paisagem de Itanhaém por meio das mãos da artista plástica e monitora ambiental da APA Marinha do Litoral Centro, Isadora Leite. A Ação foi viabilizada por meio da parceria com a Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente da Prefeitura do Município de Itanhaém.

Não se preserva sem conhecer

Com esse objetivo, Isadora Leite desenhou, na sala da biodiversidade, um mural interativo que detalha os atrativos naturais protegidos da região, como: berçário de tubarões, recifes de corais mais ao sul do atlântico, manguezal do rio Itanhaém, ilhas da Queimada e Queimadinha, Laje da Conceição, Ortognaisse da Cama de Anchieta, Morro de Sapucaitava e a Serra do Mar, com destaque ao serviço ambiental prestado na produção de água para os moradores da cidade e papagaio da cara roxa (Amazona brasiliensis), um símbolo da região.

Além disso, foi produzida uma apostila contendo os dados técnicos de cada atributo será entregue durante a capacitação dos monitores que trabalharão no local, que ocorrerá dia 20 de maio de 2019.

O Centro é aberto ao público em geral e possui um projeto pedagógico que contempla roteiros específicos para cada ano letivo do ensino fundamental da rede escolar municipal. No caso, o roteiro que envolve as unidades de conservação será desenvolvido com os alunos do 5º e 6º ano do ensino fundamental. As escolas interessadas deverão se agendar junto à coordenação do local.

O conselheiro Willian Carrillo, representante da Prefeitura Municipal de Itanhaém nos conselhos da unidade comenta: “Contar com um espaço dedicado à APA Marinha e PESM núcleo Curucutu no CEA é uma grande conquista para Itanhaém, pois teremos a oportunidade de levar conhecimento aos alunos e visitantes sobre a importância dos atributos protegidos e dar publicidade ao trabalho desenvolvido pelas unidades”.

Centro de Pesquisas e Educação Ambiental
Rua Dom Sebastião Leme, 195 – Bairro Ivoty
De segunda à sexta, das 8h às 17h
Fone: (13) 3427-6704