O Conselho é composto por 12 cadeiras, divididas de forma paritária sendo seis para órgãos governamentais e seis para a sociedade civil

Tomou posse no dia 14 de fevereiro o novo Conselho Consultivo da APA Silveiras. O mandato dos conselheiros é de dois anos, renovável por mais dois, sendo uma atividade não remunerada e considerada de relevante interesse público. A atual composição foi formalizada por meio da Resolução SMA nº 88/2017.

O Conselho é um fórum que apoia a tomada de decisões e interage com o órgão gestor para o planejamento e a execução das ações previstas e necessárias para que a Unidade de Conservação alcance seus objetivos. É composto por 12 cadeiras, divididas de forma paritária sendo seis para órgãos governamentais e seis para a sociedade civil. As reuniões do Conselho são públicas e mesmo quem não é conselheiro tem direito a voz.

A cerimônia de posse teve início com uma apresentação sobre a APA e os trabalhos desenvolvidos pela Gestão. Na sequência, Aparecida Pereira Descio, representante da Fundação Florestal e gerente do Vale do Paraíba e Mantiqueira, procedeu a cerimônia de entrega dos diplomas aos conselheiros, dando a palavra a eles, que agradeceram e elogiaram o reconhecimento do trabalho realizado pela Gestora da APA, Izabel Cristina Machado.

A cerimônia contou com a participação de aproximadamente de 80 pessoas, dentre estas, alunos e professores da Escola Estadual Prof. Hildebrando Martins Sodero, além de munícipes e colaboradores do Conselho Municipal de Meio Ambiente que trabalham em parceria com a gestão da APA.

Segundo a gestora da APA Silveiras, Izabel Cristina Machado, “a função dos Conselhos é garantir que as UCs sejam geridas de forma democrática. A gestão participativa é pressuposto fundamental, já que as UCs são patrimônio da sociedade e cabe ao Conselho o papel de garantir conservação e serviços ambientais na APA”.

Composição do Conselho

Poder Público
Fundação para a Conservação e a Produção Florestal do Estado de São Paulo
Titular: Izabel Cristina Machado
Suplente: Renato Farinazo lorza

Polícia Militar Ambiental do Estado de São Paulo
Titular: 1º Ten PM Fernando César de Carvalho
Suplente: 2º Sgt PM Eric Vinícius Pires de Carvalho

Município de Silveiras
Titular: Leandro de O.M. Meirinho.
Suplente: Thalita Ferreira Vieira Gomes

Titular: Aleksander Ribeiro da Silva