Curso prepara comunidade para salvar animais vítimas de derrames de petróleo.

A APA Marinha do Litoral Norte, o Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte e o Instituto Sea Sheperd acertaram uma parceria para a realização do curso “Ações para Salvar Animais Marinhos em Derrames de Petróleo”. As inscrições estão abertas e as aulas acontecerão dias 21 e 22 de setembro.

A intensa e crescente exploração de petróleo traz benefícios econômicos, mas também torna-se uma grande ameaça a vida marinha. Em situações de emergência, como derrames de petróleo, a população local é a primeira a vivenciar e sofrer as consequências de tais acidentes. Porém, se estiverem adequadamente preparados, cada integrante da comunidade pode servir como um importante membro de equipes treinadas para salvar animais marinhos atingidos.

A equipe técnica do Instituto Sea Shepherd Brasil concentrou o que a Petrobras, o IBAMA e dezenas de outras instituições têm de mais recente e eficiente sobre o tema e já repassou para mais de 2.500 pessoas em nove estados brasileiros nos últimos 10 anos.

Alguns dos temas abordados:
– O cenário do Petróleo; – As principais áreas de risco no Brasil; – Ecossistemas e Biótopos do Brasil; – Áreas Prioritárias; – A importância de um programa de educação ambiental para as comunidades das áreas de risco; – Estrutura de um plano de ação; – A estruturação de um programa de voluntário; – Segurança da equipe e dos animais atendidos; – Atendimento aos encalhes / resgate; – Primeiras ações junto aos animais; – Diagnóstico; – Animais focos em casos de acidente com óleo; – Exercícios de simulação de derrame de óleo e estudos de caso.

Professor:
Wendell Estol – Biólogo, Diretor Técnico do Instituto Sea Shepherd Brasil, Pós-graduado em Gestão Ambiental pela Fundação Getúlio Vargas-FGV, Membro da ONG desde 1999, pela qual ministrou esse curso desde 2001 em nove estados do litoral brasileiro. Participou do programa antártico brasileiro, por meio da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS; integrante como monitor do projeto de incremento a conservação da Reserva Ecológica da Ilha dos Lobos, emTorres (RS), onde participou da publicação do relatório técnico final.

Informações Gerais:
Data da aula: 21 e 22 de setembro de 2009 Local: Câmara Municipal de Ubatuba Rua Hans Staden, 467 – Centro – Ubatuba – SP Horário: segunda das 11h às 20h e terça das 9h às 18h Número de vagas: 30 Carga horária: 16 horas Investimento: R$ 15,00 – inclui material didático, bloco de papel e caneta; coffee-breaks e certificado de conclusão
As inscrições serão recebidas via e-mail no endereço eletrônico: apamarinhaln@gmail.com

Devido ao número limitado de vagas, sua inscrição passará por análise da Coordenadoria da APA Marinha Litoral Norte.
As inscrições aceitas receberão e-mail de confirmação e deverão contribuir com  R$ 15, a ser depositado  no seguinte link: http://www.seashepherd.org.br/doacao.php

Observação: O Instituto Sea Shepherd Brasil se reserva o direito de cancelar o curso se não houver o número mínimo de inscrições que viabilize sua realização, comprometendo-se a devolver aos alunos os valores investidos na matrícula.