Tucano-do-bico-verde – foto: Gustavo Faria

Os participantes terão aulas teóricas e práticas desta que é uma atividade de lazer, geração de renda e valorização da biodiversidade

A Área de Proteção Ambiental Parque e Fazenda do Carmo (APA do Carmo), na grande São Paulo recebe a segunda edição da Oficina Comunitária de Observação de Aves no próximo sábado, 30/09. Os interessados devem se inscrever na Associação de Moradores do Jardim Nove de Julho (AMJU). As vagas são limitadas. Até o mês de dezembro, estão previstas mais três oficinas, uma por mês.

A capacitação tem início às 9h, na sede da AMJU, com uma aula teórica, em que os participantes aprenderão sobre a história da observação de aves no mundo e como usar equipamentos de observação.  Já a parte prática acontece no período da tarde, das 12h30 às 17h, no Parque Natural Municipal Fazenda do Carmo (PNMFC), que está inserido no território da APA do Carmo.

Ferramenta de conscientização ambiental

A Oficina Comunitária nasceu de uma iniciativa de base comunitária que utiliza a observação de aves como ferramenta de conscientização ambiental. O projeto foi o único do município São Paulo contemplado pela Fundação SOS Mata Atlântica (Edital 2015), para apoio à criação e implementação de Unidades de Conservação Municipais do Brasil.

Segundo o gestor da APA do Carmo, Gustavo Feliciano, as oficinas de Observação de Aves e de outras atividades contribuem para melhorar o diálogo com a comunidade do entorno da UC. “Estamos divulgando a atividade no município, sobretudo na periferia, por ser uma alternativa de lazer, meio de conhecimento, valorização da biodiversidade e, alternativa de renda para a comunidade.”

A APAC e o Parque Municipal
A APA Parque e Fazenda do Carmo tem como objetivo proteger a extensa área coberta com remanescentes da Mata Atlântica, que abriga espécies da flora como o jequitibá, pau d’álho, canela, bromélias e de fauna como inhambu, pitiguari, jacu, gambá, tatu-galinha, morcegos e serpentes.

O PNMFC é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral que protege um dos maiores fragmentos florestais de Mata Atlântica na capital paulista. Localizado em Itaquera, Zona Leste de São Paulo, este parque é gerido pela Divisão Técnica de Unidades de Conservação, Proteção da Biodiversidade e Herbário da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente da Prefeitura de São Paulo e está inserido na APA do Carmo.

Serviço
O PNMFC fica na Estrada Fazenda do Carmo, 350, B. Itaquera. A Associação de Moradores fica na Rua Cristóvão de Oliveira, 93, B São Mateus.