A Unidade de Conservação foi escolhida para sediar o evento por ser um dos locais pioneiros da espeleologia no Estado de São Paulo

Como parte das comemorações relativas aos 60 anos do Parque Estadual Turístico Alto Ribeira, mais conhecido como PETAR, acontece o 21º Encontro Paulista de Espeleologia, de 15 a 20 de maio. O evento, gratuito e aberto ao público,  será realizado no Bairro da Serra, município de Iporanga/SP e reunirá espeleólogos, população local, guias e funcionários do parque, além de turistas e curiosos que queiram descobrir mais sobre cavernas e seus estudos. Serão cobrados somente os minicursos e excursões, com intuito de cobrir os gastos da organização. Os participantes dos minicursos receberão certificado.

Organizado por meio de uma parceria entre o Grupo da Geo de Espeleologia  da USP (GGEO) Sociedade Brasileira de Espeleologia (SBE) e Fundação Florestal, o Encontro tem como objetivo, promover a confraternização e troca de experiências entre a comunidade espeleológica. Segundo um dos organizadores do evento pelo GGEO e SPE, Tom Morita, o PETAR foi escolhido para sediar o evento por ser pioneiro na atividade de espeleologia no Estado de São Paulo, além de estar completando 60 anos. “Não encontramos melhor lugar e data para tal confraternização. Esta é uma edição especial do evento, pois além de ser uma comemoração, é também uma homenagem a todos os envolvidos no crescimento do estudo espeleológico no Vale do Ribeira”, afirma.

Programação

A programação do evento contará com minicursos, palestras e mesas redondas que abordarão assuntos diversos relacionados à espeleologia e ao PETAR, além de excursões às cavernas, seguindo roteiros diferenciados, específicos aos participantes do evento.  Entre os temas dos minicursos estão: Técnicas de auto-resgate; Oficina de arqueologia, lascamento e visitação a sítio arqueológico; Fauna de caverna e identificação; Primeiros Socorros em casos de animais peçonhentos e Primeiros socorros em lugares isolados. As excursões incluem roteiros como: Santana, Travessias Ouro Grosso e Casa de Pedra; Temimina Estendida; Pescaria e Desmoronada. A programação completa e as inscrições podem ser acessadas no site: https://www.xxiepeleo.com.br/

Serviço

O contato para qualquer assunto relacionado ao evento deverá ser feito pelo email: ggeo.usp@gmail.comepeleoxxi@gmail.com ou  petar@fflorestal.sp.gov.br e pelos telefones 11 97605-0510 (Tom Morita), 12 99714-8821 (Aghata Zarelli) e (15) 3552-2811 ou (15) 3552-1875 (Escritório PETAR em Apiaí) .

Sobre o PETAR
Criado em 1958, o Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (PETAR) é um dos mais antigos do Estado de São Paulo. Com 35.772,5 hectares, abrange os municípios de Iporanga e Apiaí e tem sua área coberta pela densa e exuberante vegetação da Mata Atlântica. Integra a Zona Núcleo da Reserva da Biosfera, além de ser considerado como Sítio do Patrimônio Natural da Humanidade pois reúne uma das áreas de Mata Atlântica mais preservadas do Brasil. Faz parte do Mosaico de Unidades de Conservação do Paranapiacaba, composto ainda pelos Parques Estaduais Intervales, Carlos Botelho, Nascentes do Paranapanema, Estação Ecológica Xitué e Área de Proteção Ambiental Estadual da Serra do Mar.

Abriga espécies da Mata Atlântica típicas de matas com alto grau de preservação, quase sem intervenção humana, com árvores entre 25 e 30 metros de altura, como canela, cedro e palmito juçara e espécies de animais de amplo território, como a onça-pintada e o monocarvoeiro. De acordo com a União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN), o PETAR protege um dos cinco ecossistemas mais importantes do mundo.

O Parque ainda abrange uma das províncias espeleológicas mais importantes do Brasil, com mais de 300 cavernas cadastradas pela Sociedade Brasileira de Espeleologia (SBE). A formação das cavernas na região ocorre a partir das águas pluviais saturadas de ácido carbônico, provenientes dos solos ricos e férteis da mata preservada, que penetram nas fissuras rochosas e desgastam o calcário presente no solo da região, abrindo dutos e galerias, e assim originando as cavidades naturais, as cavernas calcárias.