Primeiro Parque Estadual Marinho do Estado de São Paulo – foto divulgação F

Nesta quarta-feira, 27/09, o primeiro e único parque marinho do Estado de São Paulo completa 24 anos. Localizado em Santos, o Parque Estadual Marinho Laje de Santos é composto por costões rochosos e formações coralíneas que proporcionam um ambiente propício à concentração de peixes de passagem e recifais com grande diversidade biológica. Estas características fazem do PEMLS um dos principais pontos de mergulho e fotografia subaquática do país. Em seus melhores dias, é possível alcançar 35 metros de visibilidade.

O PEMLS inclui a Laje de Santos, os Parcéis (formações rochosas submersas) como o Parcel do Bandolim, das Âncoras, Brilhante, do Sul e Novo, além dos Rochedos conhecidos como Calhaus. O Parque é aberto à visitação e constitui um local de desenvolvimento de atividades de educação ambiental e científicas, proporcionando contato direto com os diferentes ecossistemas marinhos que ainda podem ser conhecidos e compreendidos.

Para visitação é necessário entrar em contato previamente com o parque, por telefone (13) 3567-1495 / (13) 3567-1506 ou e-mail pem.lajedesantos@fflorestal.sp.gov.br. O valor do ingresso é de R$ 14,00 por pessoa. Crianças de até 12 anos, adultos com mais de 60 e pessoas com deficiência também não pagam. Estudantes pagam meia entrada, mediante apresentação de documento.