atualizada: 17h
foto: PESM – Sta Virgínia (Divulgação/SMA)

Um foco de incêndio atingiu a Zona de Amortecimento do Núcleo Santa Virgínia do Parque Estadual Serra do Mar, em São Luiz do Paraitinga, nesta sexta-feira, 22. O fogo teve início no Bairro do Pinga, em Catuçaba, próximo do pico do Diamante, bem próximo aos limites da Unidade de Conservação. Cerca de 20 homens combatem o fogo, entre brigadistas do parque, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e empresa Fibria. O helicóptero Águia da Polícia Militar também foi acionado para dar apoio aéreo.

O Parque Estadual Itaberaba, em Nazaré Paulista, também enfrenta hoje um incêndio de grandes proporções, em área de difícil acesso. O fogo teve início nesta quinta-feira, 22, no Bairro do Morro Grande, em área de Zona de Amortecimento e se alastrou rapidamente por um cultivo de eucalipto, subindo até o alto da serra e atingindo o território do parque. A equipe do Parque tenta chegar ao local, mas condições de acesso são ruins. Corpo de bombeiros e Defesa Civil de Atibaia foram acionados.

A Estação Ecológica Bananal continua em alerta, com focos de incêndio em sua Zona de Amortecimento. Um aceiro foi construído em local estratégico para proteger a Unidade de Conservação, impedindo que o fogo se alastre.

A gerente regional da Fundação Florestal, Cida Descio, explica que a população pode contribuir para evitar que tragédias ambientais como esta aconteçam. “Estamos passando por um rigoroso período de estiagem, que favorece a ocorrência de incêndios. Precisamos que a pessoas se conscientizem e não promovam queimadas em zonas rurais, não soltem balões, não joguem bitucas de cigarro nas estradas.”

Seja um voluntário

Além da prevenção, munícipes podem contribuir no combate aos incêndios. Para ser um brigadista, é preciso que passar por um treinamento junto à Unidade de Conservação. “Qualquer apoio nesses momentos é muito importante, seja ligando imediatamente para os órgãos responsáveis quando avistar um início de incêndio ou até mesmo levando água ou comida aos combatentes que estiverem em campo”, explica a gerente.

Denúncias

Ligue 190 ou baixe o aplicativo “Denúncia Ambiente”, disponível para smartphones gratuitamente.

Para ler a notícia anterior, acesse: http://www.ambiente.sp.gov.br/2017/09/22/brigadistas-se-esforcam-para-que-incendio-nao-atinga-e-e-bananal/