Atividade relativa ao Dia do Cerrado proporciona aos jovens a oportunidade de conhecer de perto este bioma preservado no Parque Estadual Furnas de Bom Jesus

Alunos aprendem na teoria e na prática o que é o bioma Cerrado e como protegê-lo – foto divulgação

O Parque Estadual Furnas de Bom Jesus, em Pedregulho, está realizando, durante todo o mês de setembro, um evento relativo ao Dia do Cerrado, celebrado no último dia 11.  As atividades são voltadas para estudantes da região e incluem palestras nas escolas e visitas à Unidade de Conservação.

As palestras incluem informações sobre as características do Cerrado, sua importância, diversidade de fauna e flora, sua conservação e pesquisas científicas relacionadas ao tema que estão sendo desenvolvidas no parque. Depois de ter acesso a essas informações, os alunos partem para conhecer de perto este bioma no PEFBJ..

O objetivo do evento, segundo o gestor do parque, Gabriel Pereira, é a difusão do conhecimento acerca desse bioma brasileiro. “Ressaltamos para as novas gerações, a importância de conhecer para preservar. No momento da visita, os participantes tem a oportunidade de vivenciar os temas abordados nas palestras, como a visualização das fitofisionomias do Cerrado, as características das espécies vegetais e do solo, o avistamento de fauna, entre outros. É uma experiência que ficará marcada na lembrança de todos eles.”

O Cerrado

É considerado um hotspot mundial da biodiversidade, ou seja, é um dos biomas mais ricos e ameaçados do planeta. Possui um alto índice de endemismo e grandes pressões por alterações em sua distribuição natural. No Brasil é o segundo Bioma de maior ocupação territorial, sendo que originalmente abrangia cerca de 2 milhões de km². No Estado de São Paulo, sua distribuição ocupava aproximadamente 14% do território e atualmente está restrito a cerca de 1%.

Segundo informações do Ministério do Meio Ambiente, esse bioma apresenta uma diversidade de formações como o Cerradão, Cerrado Típico, Campo Sujo, Campo Rupestre, Campo Cerrado e Vereda. Abriga mais de 11.000 espécies da plantas, 190 espécies de mamíferos, 837 espécies de aves, 330 espécies de répteis e anfíbios e 1.200 espécies de peixes.  Apesar dessa enorme riqueza e diversidade, somente 8,21% de seu território é legalmente protegido por Unidades de Conservação.

Parceiros

Escolas Estaduais do Ensino Fundamental de Pedregulho e Serviço de Assistência Social de Pedregulho – SASP

Serviço

O PEFBJ fica na Av. Orestes Quércia, Km 0,7 – Pedregulho SP. Para mais informações, ligue: (16) 3171 1118, de segunda a sexta-feira das 8h às 12h e das 13h às 17h.