Cachoeira do Balcão é uma das belezas do Núcleo Dória do PESM – foto divulgação

Está sem ideia para curtir o feriadão de 07 de setembro? Que tal aproveitar os dias de folga para vivenciar bons momentos em meio à Mata Atlântica, com cachoeiras de água transparente, vestígios históricos e muitas curiosidades? O Núcleo Padre Dória, em Salesópolis, está com uma programação especial nos dias 07 e 09 de setembro, a partir das 7h. Por meio do projeto “Conhecendo para Preservar”, as trilhas do Balcão e do Guardião serão realizadas gratuitamente. Os interessados devem se inscrever até o dia 5.

 Em sua 5ª edição, o projeto Conhecendo para preservar busca estimular a conscientização ecológica por meio da integração do homem com a natureza. “Por meio desses passeios, estamos difundindo o conhecimento sobre as florestas e a necessidade de preservá-las. O contato com a água, o ar puro, os sons e aromas da floresta traz paz aos seres humanos. É por meio destas sensações que cativamos os visitantes e o trazemos para o nosso lado na luta pela preservação”, explica a gestora do PESM – Núcleo Padre Dória, Ana Lúcia Wuo.

As trilhas

A Trilha do Balcão, com 8,86 km (ida e volta), possui nível médio de dificuldade, é indicada para maiores de 15 anos. Possui inclinação leve e trechos de florestas de araucárias. Seu nome se deve a um conjunto de quedas d’água que formam um balcão, com uma grande extensão de areia. O local possui vestígios históricos, como as ruínas de uma fazenda instalada na antiga Rota do Sal que  segundo a lenda local foi alvo de escavações de aventureiros em busca de tesouros.

A Trilha do Guardião é considerada de nível, com 5,52 km (ida e volta). Este roteiro propicia  atividades lúdicas relacionadas ao meio ambiente e sua conservação, como a Trilha Sensorial, em que os participantes são levados a explorar seus sentidos, deixando de lado a visão em alguns momentos, para aguçar a audição, o tato e o olfato para sentir o ambiente em sua plenitude.

Serviço

A trilha do Balcão acontece no dia 7 e a do Guardião no dia 9. Os interessados podem se inscrever até às 17h do dia 5/09, pelo telefone: (11) 4696 0981. O ponto de encontro para os passeios é na sede administrativa do PESM – Núcleo Padre Dória, situada na Rua Alferes José Luiz de Carvalho, n/550 – Centro, Salesópolis. Os participantes devem vestir-se adequadamente, com tênis antiderrapante, calça, camiseta, óculos, boné e roupa de banho. Sugestões para levar na mochila: água, lanche, repelente, protetor solar, toalha, máquina fotográfica e binóculo.