O Clean Up Word Day  reúne e mobiliza diversos setores da sociedade mundial sobre o problema do lixo nas águas. A ação propõe o recolhimento, identificação e quantificação de lixo depositado no mar e nas praias, entre outras atividades

No dia 16 de setembro, pessoas de diversos países se unem para promover uma grande limpeza de Rios e Praias ao redor do mundo, chamada Clean Up Word Day.  De 13 a 16/09, o Parque Estadual de Campos do Jordão (PECJ) participa da ação, em parceria com as Áreas de Proteção Ambiental (APA) Campos do Jordão e Sapucaí-Mirim e diversas instituições ambientalistas locais.

No dia 13, a partir das 7h, será realizado um mutirão de limpeza do Rio Sapucaí-Guaçu, dentro do PECJ. Este rio, também conhecido como Capivari, vem desde a área urbana de Campos do Jordão trazendo muitos resíduos sólidos que se acumulam às suas margens impactando severamente a fauna local e a paisagem.

No dia 14, às 14h, na Univap Campos do Jordão, alunos e professores de universidades se reúnem com órgãos públicos relacionados, para um “Café com Conversa” sobre saneamento com a Câmara Técnica de Turismo e Educação Ambiental do Comitê de Bacias Hidrográficas da Serra da Mantiqueira (CT-TEAM – CBH-SM). Durante o debate, diversos temas relativos ao saneamento serão abordados, como: tratamento de efluentes fora da rede coletora, soluções alternativas e gestão de resíduos sólidos. Os interessados em participar devem se inscrever de 24 de agosto a 12 de setembro.

De 16 de setembro a 22 de outubro, o público poderá conferir a exposição “Limpeza das Águas”, que retrata a questão da contaminação dos recursos hídricos por resíduos sólidos. A exposição traz os resultados de mutirões anteriores, com fotos e esculturas utilizando os materiais recicláveis coletados em ações anteriores.

Segundo o gestor do PECJ, Diego Lustre, explica que o objetivo das ações é promover a sensibilização da sociedade local para o tema da contaminação dos rios. “Estamos integrando órgãos públicos, universidades e a população como um todo para uma troca de experiências e conhecimentos sobre o tema Saneamento Ambiental. Cuidar dos recursos hídricos é garantir o futuro desta e das próximas gerações.”

Parceiros

Grupo de Voluntários Amigos em Ação, Restaurante Dona Chica, Secretarias Municipais da Educação, de Meio Ambiente e de Serviços Públicos, Sabesp, Cetesb, Comitê de Bacias Hidrográficas – SM, permissionários do PECJ, UNITAU, UNESP e Instituto Federal de São Paulo.

Serviço

O PECJ fica na Av. Pedro Paulo, s/n. Horto Florestal. A UNIVAP fica na Av. Frei Orestes Firardi, 3 – Vila Abernéssia. Para mais informações, ligue: (12) 3663-3762/ (12) 3663-1977/ (12) 3663-3804, ou escreva para pe.camposdojordaoup@fflorestal.sp.gov.br. Atendimento de segunda-feira a sexta-feira das 8h às 17h.