Quarenta anos de preservação da Mata Atlântica. O Parque Estadual Serra do Mar (PESM), criado em 1977 e ampliado em 2010, completa hoje quatro décadas e é a maior Unidade de Conservação de toda a Mata Atlântica. Há muito o que comemorar: o PESM é o maior corredor biológico da Mata Atlântica no Brasil. Atualmente, a maior área contínua de Mata Atlântica preservada no Brasil está localizada no Estado de São Paulo.

Este trabalho de preservação e educação ambiental garante a sobrevivência de 1.361 espécies de animais e cerca de 1.200 tipos de plantas. O parque protege alguns dos principais animais em risco de extinção no país, como o macaco-prego, o bicho-preguiça e a anta (ou tapir). Espécies ameaçadas da flora nacional, entre elas o palmito e a orquídea Laelia purpurata, também são encontradas na unidade de conservação.

Preguiça-de-três-dedos_PESM Núcleo Caraguatatuba_Cayo Môra

São 332 mil hectares protegidos ao longo de 25 municípios paulistas. Com paisagens naturais notáveis, o trabalho realizado no parque assegura a preservação de nascentes e cabeceiras de rios formadores das bacias hidrográficas do Paraíba do Sul e Tietê e também de mananciais que abastecem municípios da Baixada Santista, do Litoral Norte e do Litoral Sul, beneficiando milhões de habitantes.

O PESM carrega uma história de valorização cultural e integração com a população, numa busca constante pela conscientização ambiental e necessidade de preservação. Comunidades tradicionais de quilombolas, indígenas, caipiras e caiçaras são encontradas em diversos pontos de sua extensão.

A preocupação contemporânea com a sustentabilidade e preservação da Mata Atlântica e com a necessidade de aprofundamento dos conhecimentos sobre a fauna e a flora da região transformou o PESM num polo de atração da comunidade científica, ONGs, governos, empresas privadas e demais setores da sociedade.

Parque Estadual da Serra do Mar – Picinguaba – foto Adriana Mattoso

Atualmente há dez núcleos administrativos no PESM: Bertioga, Caraguatatuba, Cunha, Curucutu, Itariru, Itutinga Pilões, Padre Dória, Picinguaba, Santa Virgínia e São Sebastião. Cada núcleo possui suas características, formando um mosaico de paisagens, biodiversidade, interação social e preservação ambiental.

Conheça mais sobre o parque, suas atividades e visitas no site:

http://www.parqueestadualserradomar.sp.gov.br

 

Veja também as espécies de fauna e flora encontradas no PESM:

http://www.parqueestadualserradomar.sp.gov.br/pesm/biodiversidade